Header ad
Header ad

Programas de inclusão que facilitam o acesso à faculdade

Hoje em dia, todos nós levamos vidas corridas. Se já é difícil acordar pela manhã, enfrentar o trânsito, estudar de manhã e trabalhar de tarde, imagine para quem tem que fazer tudo isso numa cadeira de rodas.

Infelizmente, nossos espaços e serviços  públicos não estão preparados para garantir condições que permitam a portadores de deficiências físicas, visuais e auditivas ter independência para se locomover sozinhos ou mesmo chegar às suas salas de aula e conseguir acesso ao conteúdo do material didático.

Felizmente, cada vez a preocupação em incluir esses alunos é maior a cada ano e as instituições de ensino procuram remover os obstáculos que podem desestimular ou até mesmo fazer com que portadores de necessidades especiais abandonem seus estudos.

Programa Incluir

Um dos esforços nesse sentido é o Programa Incluir, do MEC, que vem tornando possível a criação de núcleos de acessibilidade nas instituições federais de ensino superior, que devem agir trazendo ações para corrigir dificuldades estruturais, pedagógicas, arquitetônicas e de comunicação, para que todos possam ter o acesso mais fácil possível aos espaços  físicos e às aulas.

O interesse das instituições em possuir esses núcleos é grande, mas é preciso que atendam a exigências do ministério para que recebam o apoio financeiro necessário.

É possível conhecer melhor o programa no portal do MEC e pedir informações pelo e-mail incluir@mec.gov.br.

Acessibilidade no ENEM

Também é muito importante que esses estudantes possam participar dos processos seletivos para conseguirem vagas nas faculdades e universidades. Pensando nisso, o ENEM, além de vários ouros vestibulares, trazem em suas fichas de inscrição espaços para que se possa pedir atendimento especial para cada necessidade, seja motora, visual ou auditiva. Espaços preparados em pisos térreos para receber cadeirantes e provas em braile são só algumas delas, é possível no ato da inscrição descrever sua deficiência e o tipo de ajuda necessária.

Para se inscrever no ENEM, os candidatos deverão, assim como os não portadores de deficiência, acessar o portal do INEP e fazer o cadastro. Lembrando que as inscrições para o ENEM vão até o dia 5 de junho e que as notas da prova são critério decisivo para o processo seletivo do SiSU.

Bolsa Deficiência

Algumas instituições de ensino também possuem programas de bolsas que contemplam alunos deficientes, para que o impacto dos gastos a mais com transporte apropriado ou material específico para cada necessidade seja menor, como é o exemplo da Universidade Federal Fluminense, a UFF, como podem conferir na página do programa. Por isso, vale a pena pesquisar antes de se matricular para saber se a faculdade ou universidade que escolheu oferece esse benefício.

acessibilidade

Esperamos que cada vez mais as condições de acesso, não só nas escolas, faculdades e universidades, mas em todos os lugares, continuem a melhorar, para que essas pessoas, que têm muito a contribuir com nossa sociedade,  tenham garantidos seus direitos de ir e vir, aprender e trabalhar.

FONTE: Blog do Quero Bolsa

Principal site de Jornalismo Colaborativo, destaque no Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXIII / Prêmio Expocom 2016 e referência em startups de jornalismo na 300ª edição da Revista Imprensa em 2014.

Outras Publicações

SiteLock