Header ad
Header ad

Rio Guandú – O gigante que abastece o Rio de Janeiro

133463
 
Quando se fala em turismo a cidade do Rio de Janeiro é sempre lembrada. Uma curiosidade que poucos sabem diz respeito ao rio Guandú, responsável pelo abastecimento da capital carioca e dos municípios de Nova Iguaçu, Belford Roxo, São João de Meriti, Nilópolis, Mesquita e alguns bairros de Duque de Caxias e Queimados.
 
Mas, infelizmente, o respeito às suas águas tem sido deixado de lado. Basta passar pelos trechos da BR-465 – rodovia que contorna parte do rio – para ver o descaso. É possível encontrar esgoto sendo despejado e lixo às suas margens.
 
Como se não bastasse esse problema isso, estudos apontam que o lixão de Seropédica – mesorregião Metropolitana do Rio de Janeiro – pode agredir o rio Guandú. Motivo disso é que o aterro está em cima do aquífero de Piranema, em uma área suscetível a inundações e por onde passam dois córregos que deságuam no Rio Guandu.
 
Segundo Gelma Reis, sócio fundador da empresa de consultoria ambiental Ética Ambiental, é preciso atenção com esse tipo de impacto ambiental. “Contaminação de aquífero é uma coisa terrível. O solo retém um número enorme de bactérias perigosas que se proliferam e causam uma série de terríveis doenças as pessoas”.
 
As falas do especialista é apenas uma de várias. Grupos organizados se opuseram fortemente a colocação do aterro naquela localidade, já prevendo o que poderia acontecer. Basta agora esperar e ver se as autoridades ambientais deixarão esse descaso continuar acontecendo ou tomarão alguma providência.
 
Texto cedido por Daniel Delfino.
 

Principal site de Jornalismo Colaborativo, destaque no Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXIII / Prêmio Expocom 2016 e referência em startups de jornalismo na 300ª edição da Revista Imprensa em 2014.

Outras Publicações

SiteLock