Header ad
Header ad

Saiba porque menos da metade dos universitários não conseguem terminar a faculdade

Hoje em dia há vários meios de conseguir uma vaga em uma faculdade. Mas, segundo dados do MEC, menos de 70% dos alunos que iniciam um curso superior vão até o fim. As razões que levam os alunos a deixar seus cursos são várias. Muitos encontram dificuldades em pagar as mensalidades, outros se decepcionam com o conteúdo dos cursos ou, ainda, são reprovados e acabam desistindo.

Descubra como se prevenir e entenda alguns dos principais motivos que explicam porque 1/3 dos estudantes universitários acabam não concluindo o Ensino Superior:

O curso é diferente do que esperava

Para evitar aborrecimentos, procure conhecer ao máximo o curso escolhido. Se você está concluindo o ensino médio, sem dúvida há muita pressão para que escolha o que e onde estudar. Procure não decidir por impulso, pesquise tudo, dos preços às matérias estudadas, para que não tenha surpresas e acabe tendo que lidar com assuntos com os quais não tenha afinidade. Um estudante de biologia, por exemplo, pode não estar preparado para encarar a exigência de conhecimentos em química.

Caso não esteja certo sobre qual curso seguir, testes vocacionais podem ajudar. Se já sabe, procure conhecer pessoas já formadas, para saber o que esperar das aulas e também saber como anda o mercado de trabalho na área desejada.


Problemas financeiros

problemas-financeirosÉ muito importante ter em mente os custos de sua graduação. Avalie bem suas condições financeiras. Caso precise, procure formas de financiamento que caibam no seu bolso. As mais procuradas são o FIES, do governo federal, e os financiamentos estudantis oferecidos pelos bancos, além dos fundos de bolsas oferecidos por algumas instituições de ensino. Em qualquer caso, lembre-se que financiar seu curso significa também contrair uma dívida que te acompanhará pelos primeiros anos de trabalho.

Não deixe também de se cadastrar no Quero Bolsa. Lá, você encontra opções de cursos com bolsas de até 75% e, para ter acesso, basta escolher seu curso e se cadastrar no site. Com uma única contribuição, você se associa e garante sua vaga.


Falta de tempo para estudar

semtempoO tempo passa muito rápido, ainda mais quando somos jovens e queremos abraçar o mundo todo de uma só vez, assumindo um monte de projetos.

Quando percebemos, estamos comprometidos com escola, trabalho, cursos e ainda precisamos arranjar um tempinho para os amigos, pegar um cineminha, namorar.

Realmente, quando a vida é tão corrida, cada um dos 1440 minutos do dia são importantes e precisamos utilizá-los com sabedoria, mas sem desespero. Por isso, em um artigo anterior, publicamos algumas técnicas muito utilizadas para ajudar na gestão do seu tempo. Leia aqui o texto na íntegra.

.

O mais importante a saber é, estude sempre! Não há obstáculo que não possa vencer com esforço e determinação. As dificuldades são muitas e para ficar do lado positivo da estatística, a palavra chave é PLANEJAMENTO.

.

FONTE: Blog do Quero Bolsa

Principal site de Jornalismo Colaborativo, destaque no Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXIII / Prêmio Expocom 2016 e referência em startups de jornalismo na 300ª edição da Revista Imprensa em 2014.

Outras Publicações

SiteLock