Header ad
Header ad

Sochi: Olimpíadas sustentáveis?

olimpiadas-sochi

O Comitê Olímpico Internacional (COI) vem tentando, desde 1990, realizar olimpíadas – tanto de inverno quanto de verão -, mais sustentáveis. A grande dificuldade está justamente na magnitude do evento. A megaestrutura que eventos desse tipo requerem, é um desafio para os organizadores. Entretanto, com as práticas já adotadas até aqui, é possível ver que os jogos olímpicos estão mais sustentáveis.

O que deu certo

As olimpíadas de inverno 2014 de Sochi, realizada na Rússia, contou com parcerias para reduzir ao máximo o impacto ao meio ambiente. Empresas do setor e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente da ONU são os grandes responsáveis pelo o que deu de certo no quesito sustentabilidade: o controle da emissão de gases.

O comitê olímpico, junto com a empresa Dow, estimou a quantidade de gases poluentes que seriam emitidos durante os jogos (de 360 mil toneladas de CO2) e incentivou projetos de eficiência energética e novas técnicas agrícolas para balancear a equação.

Segundo Gelma Reis, diretor da empresa de consultoria ambiental Ética Ambiental, o resultado é um grande passo. “Pelo porte das olimpíadas o resultado obtido é muito satisfatório. É quase impossível realizar um evento dessa magnitude sem prejudicar o meio ambiente”.

As olimpíadas de inverno 2014 de Sochi vão até o dia 23 de fevereiro e os principais países em busca de medalhas são Rússia, Noruega, Estados Unidos e Canadá.

Principal site de Jornalismo Colaborativo, destaque no Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXIII / Prêmio Expocom 2016 e referência em startups de jornalismo na 300ª edição da Revista Imprensa em 2014.

Outras Publicações

SiteLock