O Dia Mundial da Fotografia é celebrado anualmente em 19 de agosto, e coincide com o dia da apresentação do daguerreótipo, aparelho desenvolvido pelo francês Louis Daguerre em 1839, na Academia Francesa de Ciências. O aparelho representa um verdadeiro salto no desenvolvimento da arte de fotografar, pois superou um sério obstáculo da técnica anterior, que utilizava luz solar para revelar imagens. Assim o tempo necessário de revelação passou de inviáveis 8 horas para apenas 30 minutos.
Uma curiosidade sobre o daguerreótipo é que seu inventor renunciou a restringir o seu uso sem licença, cedendo a patente para o governo francês, para uso público. Em troca, recebeu uma pensão vitalícia. Talvez o desprendimento de Daguerre tenha causado certa confusão a respeito de quem realmente foi o precursor da fotografia. Na Inglaterra, por exemplo, William Fox Talbot criou o talbótipo e até por aqui houve invenção similar, cirada pelo francês naturalizado brasileiro Hercule Florence.
Dia da Fotografia ou dia do Fotógrafo?
Existe uma certa confusão a respeito do dia 19 de agosto. No Brasil, o Dia do Fotógrafo é celebrado em 8 de janeiro, data da chegada da técnica da daguerreotipia por aqui, e é considerado também o dia da fotografia, mas em âmbito nacional.
Já no dia 8 de julho é comemorado o dia do fotógrafo, ou seja, do profissional de fotografia, e não da profissão em si.
Rogério Von Krüger, fotógrafo de eventos, considera que a data não é tão importante, mas sim o reconhecimento e regulamentação da profissão “infelizmente, nós fotógrafos, embora tenhamos o reconhecimento de todos como profissionais, ainda não temos leis específicas para regular a categoria. Existe um projeto de lei de 2009 tramitando na esfera federal, reconhecendo o fotógrafo como especialista com nível superior. Enquanto isso, continuamos a fazer nosso trabalho, reconhecidos pelo seu valor em si por cada um de nossos clientes”.