Header ad
Header ad
Olimpíadas de Conhecimento

Olimpíadas de Conhecimento

Olimpíadas de Conhecimento sempre despertam interesse, além de serem excelentes oportunidades para as escolas e estudantes. Este ano, o Instituto Alpha Lumen, em parceria com a Hope Cup International organizam a OIMCOlimpíada Internacional de Matemática e do Conhecimento.

Com um formato inovador, principalmente em decorrência do isolamento social e das medidas de prevenção da pandemia, as etapas de classificação com equipes serão online e deverão envolver várias áreas do conhecimento.

A Primeira Olimpíada Internacional de Matemática e do Conhecimento

OIMC Medalha Olimpíada ConhecimentoA decisão de realizar o Evento Brasil-China ocorreu devido ao excelente desempenho da delegação joseense de aprendizes do Projeto Escola do IAL que conquistou o maior número de medalhas entre os brasileiros na 10ª Olimpíada Internacional de Matemática, em Beijing, China. A equipe Alpha Lumen, foi destaque entre as escolas brasileiras com 2 medalhas de Prata, 3 medalhas de Bronze e 2 menções honrosas. A atuação dos talentosos estudantes chamou a atenção do comitê organizador chinês da Hope Cup International de tal forma que este ano, em parceria com a própria instituição, o Brasil irá receber a primeira Olimpíada Internacional de Matemática – OIMC 2020, com inscrições abertas até 21 de agosto pelo site www.alphalumen.org.br.

Na Primeira Fase (on-line), além da matemática, os participantes deverão estarem aptos às disciplinas de conhecimentos gerais que incluem, história, geografia, ciências, atualidades, tecnologia e artes, já que elas trazem os dados necessários para as resoluções dos problemas matemáticos propostos da prova. Já na Segunda Fase  — que também será on-line —, apenas a equipe de matemática deverá participar, uma vez que as questões não envolvem pesquisas em outras áreas e a prova já acontecerá no formato da fase internacional. A última etapa (Terceira Fase) será internacional.

Além de prêmios, a OIMC classificará as equipes medalhistas mais bem colocadas na competição em duas categorias: Escolas Públicas e Escolas Privadas. Ambas poderão participar da próxima Hope Cup International na China, em 2021, justamente por causa da pandemia. A equipe da categoria Escola Pública terá tudo pago pela organização.

Arthur Covatti

“A olimpíada é totalmente gratuita para estudantes da rede pública e nosso objetivo é abrir mais possibilidades para estudantes brasileiros em competirem nas olimpíadas científicas internacionais, além de adquirem novas descobertas, novas ideias, técnicas e conhecimentos”, explica Arthur Covatti, graduado no ITA, professor de Olimpíadas, há 5 anos, duas vezes premiado na OBM Universitária, fez parte da equipe brasileira na International Mathematics Competition e da Copa Internacional de Cálculo e é um dos coordenadores à frente dessa Olimpíada que conta com uma equipe dedicada de brasileiros e chineses.

Abra portas e entre com o pé direito rumo ao sucesso

Outra vantagem para estudantes premiados em olimpíadas de conhecimento é a possibilidade de ingressarem em universidades. Muitas dessas instituições de ensino superior valorizam os candidatos em função do talento e dedicação e que resultam em modalidades diferenciadas de ingresso a partir das pontuações obtidas com as medalhas olímpicas. No Brasil, são chamadas de Vagas Olímpicas e que no exterior há uma grande aceitação por universidades como Harvard, Oxford, Princeton, MIT, Cambridge, entre outras.

Ao participar de olimpíadas, alunos e professores abrem as portas de outras universidades que são destaques em competições internacionais, conhecem diretores de outras instituições de ensino. Os estudantes que alcançam bons resultados em olimpíadas internacionais, ainda aumentam as chances de ganharem bolsas de estudo e serem aceitos em outras competições no exterior.

Somado a isso tudo e ao fato de conhecerem novas pessoas, fazerem amizades e melhorarem o rendimento escolar, além de desafiadoras, as competições também são divertidas e em alguns casos, como a OIMC 2020, lembram um jogo em que você precisa avançar determinadas fases.

Por isso, se você é daqueles que amam matemática e adoram treinar o raciocínio, ou está sempre buscando saber mais sobre os lugares e o que está acontecendo no planeta, compreender como é que a vida funciona, observando e estudando o comportamento dos seres vivos, dos átomos e de que modo eles se organizam para formar tudo o que conseguimos enxergar ao nosso redor, então chegou a hora de mergulhar de cabeça nas Olimpíadas de Conhecimento.

Que tal começar pela OIMC 2020? Inscreva-se até 21 de Agosto, data limite da 1ª Fase e boa sorte! Acesse o site www.alphalumen.org.br e garanta a sua vaga.

Principal site de Jornalismo Colaborativo, destaque no Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXIII / Prêmio Expocom 2016 e referência em startups de jornalismo na 300ª edição da Revista Imprensa em 2014.

Outras Publicações

SiteLock