Header ad
Header ad
Projetos de Impacto Social

Projetos de Impacto Social

Projetos de Impacto Social

Sempre buscando soluções inovadoras de impacto social com o desenvolvimento de inúmeros projetos voltados para educação, principalmente aqueles que oferecem acessos e a abertura de oportunidades para estudantes de baixa renda, o Instituto Alpha Lumen, tem se destacado por alavancar as múltiplas inteligências de estudantes em vulnerabilidade.

Além de Entidade Sem Fins Lucrativos e com projetos aprovados no FUMCAD – Fundo Municipal da Criança e do Adolescente, o IAL é uma ONG e Entidade Filantrópica de Utilidade Pública Municipal registrada no CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente que também atua na divulgação científica, na disseminação da arte e cultura, em pesquisas voltadas para educação, saúde mental e socioemocional com o objetivo de atender crianças e jovens de quatro a dezessete anos.

A Educação que vai além do discurso

Bem antes desses tempos de isolamento social que a pandemia da COVID-19 forçou, ou melhor, acelerou a necessidade de mudanças, o IAL já vinha desenvolvendo novas tecnologias, dinâmicas pedagógicas com base em metodologias educativas de perspectiva embasada nas teorias da Complexidade, Múltiplas inteligências e Inteligência Emocional que contribuíram para que a construção de estruturas pedagógicas e educacionais atuassem no desenvolvimento dos aprendizes de modo a estruturar cidadãos capazes de trabalhar o conhecimento e o autoconhecimento, articular oportunidades, gerir emoções, relações e conflitos como indivíduos capazes de construir seus projetos de vida e estabelecer seu legado ao mundo.

A partir de um ensino adaptativo, voltado para a preparação de lideranças com olhar social, os aprendizes do Instituto Alpha Lumen vão muito além de conteúdos.

O processo de empoderamento é realizado com a participação dos aprendizes do Projeto Escola Alpha Lumen que na construção de soluções para as questões do mundo, desenvolvem competências não acadêmicas. Essas jovens lideranças ampliam seu universo atuando na evolução dos projetos e na vida de seus participantes.

Quando isso ocorre, o que vemos é o resultado de um esforço em conjunto estabelecido com o envolvimento de jovens estudantes que podem acessar diferentes áreas do conhecimento, conectando-os com o mundo real e seus atores – profissionais especializados, institutos de pesquisas, universidades, empresas e instituições nacionais e internacionais, através de cursos, workshops, palestras e eventos como Mostras de Arte e Tecnologia, Feiras de Ciências e entre outras iniciativas na área da educação.

Resultados que impressionam

Em cinco anos (2014-2019), cerca de 55 mil pessoas já foram impactadas com as ações do IAL, incluindo estudantes de escolas públicas, professores, famílias e comunidade e mais de 600 escolas, entre São Paulo e Minas Gerais já participaram dos projetos nos diferentes eixos: STEM (Science Technology Engineering and Mathematics), Arte e Cultura, Empreendedorismo, Esporte, Sustentabilidade, Relações Internacional e Educação.

Dos 450 aprendizes, a maioria com altas habilidades, que passam por um denso processo seletivo, cognitivo e socioemocional, 70% são bolsistas, o que correspondem a mais de 250 alunos que são ou já foram apoiados parcial ou integralmente.

Outros dados importantes do IAL, estão relacionados com as aprovações nas universidades. Todos os estudantes, ou seja, 100% dos aprendizes que fizeram as aplicações para universidades internacionais foram aprovados. Já nas aprovações das universidades nacionais, foram 98% no geral e 80% delas, foram para universidades públicas.

O Projeto Escola, do Instituto Alpha Lumen é reconhecido como a escola mais medalhada do Brasil, com cerca de 38% dos seus alunos premiados individualmente em Olimpíadas de Conhecimento. Só em 2019, o IAL garantiu que seus estudantes conquistassem 383 medalhas individuais e 510 coletivas. Na própria Matemática Sem Fronteiras, todas as turmas (4º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio) foram premiadas.

Ainda no passado, durante a MOBFOG – Mostra Brasileira de Foguetes, 91 aprendizes conquistaram medalhas na OBA – Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. E na Canguru de Matemática, foram 102. Sem deixar de mencionar que na World Mathematics Team Championship (WMTC), com mais de mil estudantes do mundo todo competindo entre si, a Equipe Alpha Lumen, foi destaque entre as escolas brasileiras com 2 medalhas de Prata, 3 medalhas de Bronze e 2 Menções honrosas.

Este ano, os aprendizes do Projeto Escola, 1º Lugar do ENEM em Matemática, no Vale do Paraíba, já tem 110 motivos para comemorar. Afinal, 67 já conquistaram medalhas nas Olimpíada de Matemática Magahigh e outros 43 na Canguru.

Nas classificatórias, os números também são expressivos, foram 144 estudantes na primeira fase da ONCOlimpíada Nacional de Ciências e 61 classificados na XXII Olimpíada Brasileira de Informática.

Mesmo sendo uma das quinze instituições contempladas com o Troféu OBMEP, o Instituto Alpha Lumen acumula vitórias que vão além de números. A maior delas é a formação de aprendizes multiplicadores de conhecimentos nas mais diversas áreas para estudantes de escolas públicas. Pois é ultrapassando e quebrando as barreiras das desigualdades sociais que esses alunos medalhistas vão se constituindo como lideranças, enquanto atuam na geração de impacto, transformando o futuro do nosso país.

Rede de Transformação Alpha OnlinePara além dos muros da escola

Em sua maioria advindos de escolas públicas e de baixa renda, os aprendizes do IAL mostram que são capazes de refletir sobre a construção da própria historia, impactar positivamente seu entorno e alcançar o mundo. E para que isso continue sendo uma realidade, o Projeto Escola Alpha Lumen presencial especializado em jovens e crianças com altas habilidades, agora também passa ser Online, buscando atender e dar apoio a estudantes com altas habilidades e superdotação da rede pública de ensino em todo o país.

Idealizada, desde o ano passado, a nova plataforma Alpha Digital, torna o conhecimento acessível para todos e forma uma nova Rede de Transformação que passa a criar oportunidades para estudantes da rede pública de ensino, diminuindo a desigualdade entre quem tem garantido acesso às soluções de ensino remoto e a quem tem esse acesso de forma muito limitada. A plataforma possui recursos para dar suporte a todos os alunos da Rede Pública de Ensino tendo como destaque, o Projeto Escola Virtual – Alpha Online, que nesse momento tão desafiador cria oportunidade de educação remota de alta qualidade para as crianças e jovens carentes com altas habilidades e que sonham em ir além do limite estabelecido pelos desafios econômicos e sociais vividos por eles e amplificados pela pandemia.

Em um país, onde há aproximadamente 5 milhões de estudantes superdotados e somente cerca de 20 mil são identificados, projetos como o Alpha Lumen, não só podem ser a melhor saída para uma educação de qualidade, como a solução ideal para um Brasil mais forte e desenvolvido.

Projetos de Impacto Social


Fonte: Instituto Alpha Lumen

Principal site de Jornalismo Colaborativo, destaque no Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXIII / Prêmio Expocom 2016 e referência em startups de jornalismo na 300ª edição da Revista Imprensa em 2014.

Outras Publicações

SiteLock