Header ad
Header ad

Dicas para o vestibular

O ano letivo acaba de começar, mas quem pretende conseguir uma vaga em uma boa universidade deve começar a se preparar desde já para enfrentar o temido vestibular.

E, claro, um teste tão importante deixa qualquer um com os nervos à flor da pele, o que não ajuda nem um pouco a conseguir uma boa colocação.

A boa notícia é que algumas dicas simples, mas valiosas, podem ajudar muito. São ferramentas para que consiga gerenciar melhor seu tempo, seus níveis de concentração e organizar melhor seus estudos:

Alimentação

Evite comidas pesadas, elas causam sonolência e indisposição. Procure fazer refeições balanceadas a cada três horas, inclua frutas e verduras no cardápio e procure tomar pelo menos dois litros de água por dia.

Sono

Respeite seus horários de sono, nada de passar noites em claro estudando. O desgaste mental pode por a perder todo seu esforço.

Ambiente

Estude sempre em um lugar tranquilo, com boa iluminação, evite deixar livros espalhados e prepare seu espaço, deixando à mão todos os materiais que possa precisar.

Eletrônicos

Hoje em dia é muito difícil nos separar deles. Mas pense que, se por um lado leva só um segundo para dar uma olhada em sua rede social, por outro, esse mesmo segundo pode quebrar uma linha inteira de raciocínio. Por isso, prefira deixar o celular ou tablet guardado enquanto estuda.

Simulados

Procure fazer testes simulados e provas antigas. Muito do conteúdo se repete ano a ano e isso ajuda a saber como as questões são apresentadas. Faça os simulados dentro do tempo máximo de uma prova real que, normalmente, dura cinco horas. Treinando assim, você se sentirá menos pressionado pelo tempo.

Lazer

Dar uma paradinha e ir ao cinema, sair com os amigos ou praticar uma atividade física pode parecer perda de tempo, mas na verdade é um investimento. Desligue-se um pouco dos livros e se divirta, você voltará mais concentrado e pronto para encarar os estudos. Moderação é a chave!

  Monte um cronograma

Monte uma planilha com os horários reservados para cada atividade e cumpra o mais rigorosamente possível. Também é bom fazer um programa de estudos para saber, além do tempo reservado para tanto, quais matérias estudar. Claro que, se for necessário, esse programa pode ser alterado, dependendo das dificuldades e dúvidas que aparecerem pelo caminho.

E você? Como faz para aproveitar melhor seu tempo e assimilar os conteúdos com mais facilidade? Compartilhe conosco!

FONTE: Blog do Quero Bolsa

Principal site de Jornalismo Colaborativo, destaque no Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXIII / Prêmio Expocom 2016 e referência em startups de jornalismo na 300ª edição da Revista Imprensa em 2014.

Outras Publicações

SiteLock