Header ad
Header ad

Festival Gastronômico em Santo Antônio do Pinhal

A natureza é um espetáculo à parte em Santo Antônio do Pinhal. O verde deu nome ao município: homenagem às centenas de araucárias que enfeitam a região e que nesta época do ano produzem o pinhão, semente bastante usada na culinária.

Os culinaristas locais são criativos. As receitas desenvolvidas viraram até estrelas de festival gastronômico.

As delícias são servidas na praça central e têm para todos os paladares. A semente é usada no pastel de queijo, no kibe, no cuscuz, no antepasto de berinjela, sem contar as opções doces. Tem brigadeiro de pinhão, pão de mel, bolo, bombom e rocambole.

Os restaurantes da cidade também participam do festival. A truta com molho branco de pinhão faz sucesso com os turistas. Anote a receita.

Ingredientes
1 truta limpa inteira
Sal
Pimenta do reino
Orégano
2 colheres de sopa de manteiga
100 gramas de pinhão pré-cozido e cortado em fatias
150 gramas de molho branco

Modo de preparo
Cozinhe o pinhão com água na panela de pressão por 40 minutos. Abra a casca, retire as sementes e coloque na frigideira com um pouco de manteiga. Deixe marinar por 10 minutos. Acrescente o molho branco e depois de cinco minutos está pronto.

A truta deve ser grelhada por cinco minutos em cada lado. Jogue o molho por cima e está pronto o prato. Arroz branco acompanha.

Fonte: G1, Globo.com em Globo Rural

Chef Anouk Rosa revela os sabores da Serra da Mantiqueira em Santo Antônio do Pinhal

Uma paixão que começou cedo: a gastronomia. Uma criança de 11 anos de idade que já fazia a festa do irmão e dos amigos. Aos 17 anos recebia encomendas para fazer bolos; também preparava jantares particulares.

Para a chef Anouk Vasconcelos, o importante é a valorização dos ingredientes locais, para com excelência, transformar o simples em requintado. Utiliza-se de produtos nacionais fundamentando-se na sustentabilidade e sem desperdícios.

Sua cozinha é baseada em ingredientes frescos de excelente qualidade, e com muita criatividade, aposta na criação de novos pratos com ingredientes especiais.

Aos 35 anos, formada em gastronomia pelo SENAC, acumula uma experiência de 8 anos como proprietária de restaurante, responsável pelo fogão. Filha de pais franceses recebeu da descendência forte influência em sua cozinha, Anouk cresceu ajudando os pais na cozinha a prepararem comida francesa, porém valorizando ingredientes nacionais, misturando e criando novos sabores.

Casada, mãe de 4 filhos, divide seu tempo entre os restaurantes Donna Pinha e o Santa Truta, ambos em Santo Antônio do Pinhal, local que escolheu para morar e desvendar os sabores de uma das regiões mais bonitas de montanhas de araucárias.

Confira também o Festival do Pinhão em Santo Antônio do Pinhal.

Informações também no Blog do Evento http://festivaldopinhao.blogspot.com

Conheça os restaurantes da Anouk www.donnapinha.com.br e www.statruta.com.br

Principal site de Jornalismo Colaborativo, destaque no Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXIII / Prêmio Expocom 2016 e referência em startups de jornalismo na 300ª edição da Revista Imprensa em 2014.

Outras Publicações

SiteLock