Header ad
Header ad
Estudantes do Alpha Lumen são destaque em Olimpíada na China

Estudantes do Alpha Lumen são destaque em Olimpíada na China

Nota do Editor

  • Delegação joseense de alunos do Instituto Alpha Lumen conquistam o maior número de medalhas entre os brasileiros na WMTC 2019.

Estudantes do Alpha Lumen são destaque em Olimpíada na China

Alunos do Instituto Alpha Lumen comemoram resultado na Olimpíada Internacional de Matemática

Mobilizados por um ideal de romper com as adversidades e preparados para conquistar mais um sonho, a equipe de alunos do Instituto Alpha Lumen, embarcou na madrugada do dia 20 de novembro para integrar a delegação do Brasil na 10ª Olimpíada Internacional de Matemática, em Beijing, China.

A Equipe do Instituto Alpha Lumen, medalhista no WMTC 2019.

Apesar de ser um desafio com alto nível de conhecimento exigido e mais de mil estudantes do mundo todo competindo entre si, a Equipe Alpha Lumen, foi destaque entre as escolas brasileiras com 2 medalhas de Prata, 3 medalhas de Bronze e 2 Menções honrosas.

O World Mathematics Team Championship (WMTC) é uma competição mundial em grupo que avalia os conhecimentos matemáticos dos estudantes da Educação Básica a partir de uma prova realizada em várias etapas e que dura um dia inteiro.

Olimpíada Internacional de Matemática
Dia da prova na WMTC 2019 – 10th World Mathematics Team Championship

Por causa do excelente desempenho dos seus aprendizes na edição brasileira da Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras 2019, o Programa de Olimpíadas da Rede POC, organizador oficial da competição no Brasil, selecionou o Projeto Escola do Instituto Alpha Lumen para integrar a Delegação Brasileira.

A Rede POC levou 164 estudantes brasileiros de 22 escolas públicas e privadas, acompanhados de 60 professores. Os brasileiros, de 11 Estados de todas as regiões do Brasil, competiram com colegas de outros cinco países: China, Austrália, Filipinas, Malásia e Bulgária, além de 21 cidades da China, além de Hong Kong e Macau. No total participaram da competição 1100 estudantes divididos em 170 times, dos quais 34 eram times brasileiros.

Ao completar uma década, o evento destinado a estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, este ano teve início em 21 de novembro e promoveu diversas palestras e passeios aos participantes até o encerramento, no dia 25.

“Nossa garotada conquistou um excelente resultado, trazendo cinco medalhas e duas menções honrosas pelo Nível Advanced. A equipe brasileira se destacou com a com 71% de seus participantes medalhados. Especialmente se consideramos que competiram após 30 horas de viagem, com uma diferença de fuso de +12 horas”, comentou Arthur Covatti, coordenador desta primeira participação internacional do Alpha Lumen em Olimpíadas.

A escola já havia sido convidada anteriormente para outras competições internacionais de conhecimento, mas infelizmente não havia conseguido mobilizar recursos para viabilizar a participação. Desta vez, além das tradicionais ações para angariar fundos (vendas de pizza, bazares, eventos sociais, arrecadação coletiva online) contou com o apoio pessoal de grandes empresários como Antônio Brennand, Cláudia Guedes e André Sá; e de empresas como CI e Visatrip, que abriram mão de seus honorários para apoiar este projeto.

O professor de Matemática, José Lucivaldo da Silva, que atua há mais de 20 anos com educação, ressalta a importância desta experiência para seus aprendizes: “Nossos alunos são crianças e jovens com altas habilidades diversas, sendo 70% oriundos da rede pública de ensino, e 30% bolsistas devido sua vulnerabilidade financeira. Participar de um evento internacional é, mais que motivar a própria equipe, tornam-nos inspiração para os demais colegas. O Alpha Lumen prepara estes jovens para serem líderes, para compartilhar com seus colegas mais novos e também com crianças de outras escolas, porque todo trabalho do Alpha Lumen visa atingir também a rede pública de ensino”.

Durante quatro dias, o WMTC 2019 teve a oportunidade de reforçar o compromisso de fortalecer a compreensão e a comunicação entre jovens de diferentes regiões e ajudá-los a promover amizades em todo o mundo, além de cultivar o espírito de trabalho em equipe entre os jovens.

A cooperação entre matemáticos e educadores de matemática que buscam participar dessa competição em prol do desenvolvimento do ensino da matemática tem sido também uma forma de cultivar o interesse de mais jovens e melhorar suas habilidades de pensamento.

Para o Instituto Alpha Lumen, integrar a delegação do Brasil no WMTC deste ano é o reflexo do esforço pelo excelente desempenho de seus alunos na última edição brasileira da Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras 2019.

Reconhecida como a escola mais medalhada do Brasil, com cerca de 38% dos seus alunos premiados individualmente em Olimpíadas de Conhecimento, em 2019, ela garantiu que seus estudantes conquistassem 383 medalhas individuais e 510 coletivas. Na própria Matemática Sem Fronteiras, todas as turmas (4º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio) foram premiadas.

Mesmo sendo uma das quinze instituições contempladas com o Troféu OBMEP, o Instituto Alpha Lumen acumula vitórias que vão além de números. A maior delas é a formação de aprendizes multiplicadores de conhecimentos nas mais diversas áreas para estudantes de escolas públicas.

Mas é ultrapassando e quebrando as barreiras das desigualdades sociais que esses alunos medalhistas vão se constituindo como lideranças, enquanto atuam na geração de impacto, transformando o futuro do nosso país.

O Instituto Alpha Lumen é uma ONG que busca soluções de impacto social por meio de ações educativas, desenvolvendo inúmeros projetos de ação e inspiração junto à comunidade. Dentre eles, o Projeto Escola, localizado em São José dos Campos, que conta com 450 estudantes. Trabalhando com estes jovens e crianças para formar lideranças capazes de refletir a construção da própria história, impactar positivamente seu entorno e alcançar o mundo.

Alunos do Instituto Alpha Lumen comemoram resultado na Olimpíada Internacional de Matemática

  • wmtc-medalhistas-sjc-alphalumen
  • alunos-olimpiada-matematica-china-brasil
  • alunos-de-saojose-nas-olimpiadas-da-china
  • emocao-familiares-alunos-medalhistas
  • emocao-familia-alunos-medalhistas
  • medalhistas-china-alunos-sjc

Estudantes do Alpha Lumen são destaque em Olimpíada na China


Leia Também:

Cidade no Vale do Paraíba é referência em robótica para crianças

Empreendedorismo e Inovação: Novos Rumos e Novos Desafios

Fórum Internacional de Soluções em Educação

Science and Business Fair

Principal site de Jornalismo Colaborativo, destaque no Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXIII / Prêmio Expocom 2016 e referência em startups de jornalismo na 300ª edição da Revista Imprensa em 2014.

Outras Publicações

SiteLock