Header ad
Header ad

Quais são as matérias que mais caem no ENEM?

Todos os anos, milhões de estudantes se preparam para o ENEM. E a cada edição, novos conteúdos são abordados nas questões da prova, bem como novos temas para a redação.

Porém, é possível saber quais deles são os mais cobrados. O Teste é dividido em 4 provas e mostraremos o que é melhor estudar para cada uma delas:

Ciências Humanas e Suas Tecnologias –  São 45 questões, englobando História, Geografia, Filosofia e Sociologia. Fique atento a temas ligados ao momento atual do país. Questões sobre cidadania e direitos humanos costumam aparecer, espere encontrar assuntos como movimentos sociais, movimentos operários no Brasil do século XX e no início da revolução industrial inglesa, voto e democracia, direitos das mulheres, racismo e homofobia. Em história, priorize história do Brasil. Em Geografia, recursos hídricos, indústria, reforma agrária e impacto ambiental devem estar presentes.

Ciências da natureza e suas Tecnologias – É a prova que cobra os conhecimentos em física, química e biologia. Para física, estude Mecânica, Energia, Eletricidade e Termofísica. As questões costumam relacionar teorias com situações cotidianas, como potência e consumo elétrico de aparelhos, por exemplo. Procure resolver provas de anos anteriores, pois as matérias não costumam mudar muito. Em química,  Estequiometria, termoquímica, neutralidade, oxidação, equilíbrios químicos, ph e funções orgânicas quase sempre caem. Para Biologia, estude ecologia, genética, evolução e fisiologia humana.

Matemática e suas Tecnologias –  Se prepare para questões sobre Funções, Cálculo de área, volume e perímetros, Seno, cosseno e tangente, Probabilidade, Análise combinatória, Progressão aritmética e geométrica.

Linguagens, códigos e suas tecnologias – abrange o conteúdo de Língua Portuguesa (Gramática e Interpretação de Texto), Língua Estrangeira Moderna, Literatura, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação. Para essa prova, o mais importante é manter afiada sua capacidade de interpretação de textos. Para a prova de Português, os assuntos mais recorrentes são Gêneros textuais, Norma culta e popular, Funções da linguagem, Figuras de linguagem e Literatura. Em Língua Estrangeira Moderna, o estudante pode escolher entre responder 5 questões de Inglês ou Espanhol. Apesar de serem poucas questões, cada ponto conta para conseguir uma classificação melhor. Estude os fundamentos mais básicos do idioma escolhido e leia bastante.

Pronto! Agora é só montar um bom cronograma de estudos e mãos à obra!

FONTE: Blog do Quero Bolsa

Principal site de Jornalismo Colaborativo, destaque no Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXIII / Prêmio Expocom 2016 e referência em startups de jornalismo na 300ª edição da Revista Imprensa em 2014.

Outras Publicações

SiteLock