Header ad
Header ad

Saiba qual é a diferença entre Comércio Exterior e Relações Internacionais

Se você tem dúvidas quanto aos cursos de Comércio Exterior e Relações Internacionais, vamos mostrar aqui algumas diferenças entre eles. E um aviso: prepare-se! Os profissionais dessas áreas devem ter uma excelente visão de mundo, já que vão coordenar, administrar e planejar as negociações de compra e venda com as companhias e governos no exterior, além de cuidar da imagem da empresa, instituição ou governo mundo afora.  Por isso, não precisamos nem falar que o mercado está aquecido para estes profissionais, não é?

Devido ao processo crescente de globalização, à ampliação dos negócios de importação e exportação entre empresas e com o mercado internacional mais aberto e sem fronteiras, não é difícil ter uma excelente carreira profissional na área.

estudante-ri-comercioexterior
Para ingressar em ambas as profissões você deve saber, no mínimo, mais de um idioma (inglês e espanhol são os mais fundamentais, além de excelente conhecimento em português).

O profissional formado em Relações Internacionais está habilitado em negociar interesses e fazer a intermediação de acordos entre diversas partes. Pode trabalhar para países, estados, prefeituras, empresas privadas e Organizações Não-Governamentais, seja buscando recursos, fechando parcerias ou projetos. Garante também que a carga que se compra ou vende será bem embarcada, armazenada e estará segura, conforme previsto em contrato.

Já aquele formado em Comércio Exterior, entende das técnicas e dos métodos de compra e venda de produtos e serviços entre empresas e governos de diferentes países. É parceiro do formado em RI e vice-versa, principalmente no setor privado, apesar de as profissões serem confundidas. Enquanto o primeiro atua mais na parte estratégica e de planejamento dos negócios, o segundo cuida dos trâmites operacionais.

shutterstock_304757753--tojpeg_1439299416159_x2
Saber lidar com números, ter raciocínio lógico, rápido e analítico, também são fundamentais para o aprendizado, além de jogo de cintura, facilidade em se comunicar e de se relacionar.

Tanto o curso superior de Relações Internacionais quanto o de Comércio Exterior tem em média quatro anos de duração. Algumas matérias que compõe a grade curricular dos cursos são: exportação, importação, logística, sociologia aplicada à administração, instituições de direito público e privado, elementos de matemática, comunicação empresarial, estatística aplicada, finanças internacionais, gerenciamento de projetos, marketing internacional, entre outras.

Decidiu estudar em um desses cursos?

Veja a relação dos cursos com bolsa em Relações Internacionais e Comércio Exterior, ou acesse o site do Quero Bolsa para mais informações sobre as universidades parceiras e todos os descontos nas mensalidades que você pode conseguir.

FONTE: Blog do Quero Bolsa

Principal site de Jornalismo Colaborativo, destaque no Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXIII / Prêmio Expocom 2016 e referência em startups de jornalismo na 300ª edição da Revista Imprensa em 2014.

Outras Publicações

SiteLock