Embora cardiologistas recomendam que o fato de ingerir água antes de deitar não muda o curso de uma doença cardiovascular, e que ainda alertam sobre infartos ocorrerem em uma fase adiantada da vida, sabemos que hoje em dia, as pessoas fumam mais, não praticam atividades físicas e se alimentam mal. Hábitos que levam à obesidade, diabetes e hipertensão, que são doenças mais propensas ao infarto.
É sabido também que o stress é um dos fatores que contribuem para aumentar a incidência de casos, afinal tem ligação com o sistema cardiovascular. Recomenda-se que as pessoas dediquem parte do seu tempo a momentos de descontração e relaxamento.
Sabemos, portanto, que o infarto pode acontecer a qualquer um e o único jeito de prevenir que isso aconteça, é mudar os hábitos do dia-a-dia.
Muitas dicas de nutricionistas, sugerem uma dieta rica em frutas, legumes e proteínas. Mas também há orientações coerentes que estimulam novos hábitos como, por exemplo, beber água. Há um senso comum que aponta cerca de 90% dos ataques de coração ocorrem de manhã cedo e podem ser minimizados se tomarmos um ou dois copos de ÁGUA antes do repouso da noite. A proposta para cuidar da saúde, pretende estabelecer horários regulares para tomar água. Tal hábito, aumentaria a efetividade do corpo humano.
O recomendável seria 1 copo de água depois de acordar, o que ajuda a ativar os órgãos internos; 1 copo de água 30 min. antes da refeição, bom a digestão; 1 copo de água antes de tomar banho, que faz baixar a pressão sanguínea e previne contra a desidratação e 1 copo de água antes de ir para a cama; minimizando a possibilidade de derrame cerebral ou ataque do coração.