O sistema de ar condicionado automotivo é um dos mais sensíveis nos veículos, sejam de passeio, de carga ou mesmo sobre trilhos. Por operarem na compensação de altas temperaturas, utilizam compressores e termostatos, peças extremamente suscetíveis às alterações elétricas ou mecânicas. Quando apresenta problema, é indispensável procurar profissionais especializados, afinal, tratam-se de componentes de alta complexidade.
Entenda o processo de funcionamento do equipamento
- 1º – O compressor comprime o gás que sai em alta-pressão para o condensador
- 2º – No condensador, existe uma ventoinha que reduz a pressão do gás
- 3º – Após reduzir a pressão, o gás passa pelo filtro de secagem
- 4º – Nesse momento, o gás chega à válvula de expansão, em baixa pressão, onde é refrigerado
- 5º – Em baixa pressão, é expandido para dentro do evaporador, onde resfriará a serpentina e assim, pelo ventilador interno, ganhara o habitáculo, refrigerando o carro
- 6º – O gás retorna ao compressor, onde reinicia o processo inteiro
Principais problemas do ar-condicionado e como evitá-los
Danilo Vasconcelos, da Dinamicar Pneus, loja de pneus no Rio de Janeiro fala que o segredo é usar sempre o ar condicionado, para evitar problemas funcionais “não adianta querer que o ar gele apenas no verão. As partes internas são mecânicas, e como toda peça mecânica deve ser usada constantemente para manter a lubrificação. Quando mais se usa um ar-condicionado, mais ele gela e menos chances de manutenção reparadora”, afirma. É fundamental estar sempre de olho nos sintomas apresentados.
Outro problema comum, acontece por conta de superaquecimento do motor, em que o gás não reduz a pressão no condensador. Dessa maneira, ele retorna ao compressor danificando o rolamento. Muitas vezes isso também acontece por falha na ventoinha, que pode ser até dedicada ao condensador apenas. É no condensador que a pressão fica mais alta e acontece a redução da pressão.
Outro problema muito comum no sistema de ar-condicionado automotivo é falha na vedação das partes, provocando vazamentos. É importante verificar orrings e selos do compressor quando isso acontece. Outro problema grande, mas que pode ser de fácil solução é quando a válvula de expansão trava, o gás não chega no evaporar e o ar não gela. Todos esses problemas são simples de serem resolvidos quando detectados com rapidez.