Header ad
Header ad
Fundo de investimento para Reportagens Colaborativas

Fundo de investimento para Reportagens Colaborativas

O primeiro simpósio de Jornalismo Colaborativo realizado em Nova Jersey, no início de maio reuniu profissionais de comunicação e jornalistas especializados em diversas áreas, principalmente o jornalismo investigativo para discutir as melhores práticas na produção de reportagens participativas.

stefaniemurrayOrganizado pela diretora do Centro de Media Cooperativa da Montclair State University, Stefanie Murray, o Colaborative Journalism Summit anunciou o lançamento de um fundo para apoiar projetos de reportagens colaborativas. Para ela, a criação de novas oportunidades nesse campo é fundamental para o trabalho do jornalista. “Nós anunciamos o lançamento desse financiamento com um apelo aberto para projetos. Foi planejado conceder três subsídios de US $ 7.000 para cada vencedor – graças ao apoio da Fundação Rita Allen.”

Com o suporte do Fundo para a Democracia, a Fundação Rita Allen irá financiar seis projetos de reportagens colaborativas. Segundo Stefanie Murray, o Open Funding Call tem interesse especialmente em notícias locais dos EUA que incluem colaboração com tecnólogos.

openfundingcall

Serão seis oportunidades de investimento para um jornalismo inédito e significativo que deverão seguir as seguintes recomendações:

Orientações do Projeto:

  • Como o impacto do seu tópico de relatório será aprofundado e ampliado alavancando recursos, acesso e redes dos múltiplos parceiros colaborativos propostos?
    • O que faz uma abordagem colaborativa a melhor para o tópico de relatório proposto?
    • Como o engajamento da audiência será aprimorado através da parceria?
    • Como o trabalho em conjunto com outras organizações ajudará na divulgação do projeto de reportagem para o público-alvo?

Características dos Projetos Vencedores:

  • Devem ser altamente colaborativos, apresentando duas ou mais organizações participantes independentes.
  • Possuir uma linha de tempo que inclua publicação / transmissão inicial no próximo ano.
  • Aponte a produção de algum tipo de impacto da comunidade demonstrada.
  • Especifique um plano de divulgação de conteúdo claro e acionável, incluindo a definição de públicos-alvo em que o conteúdo é direcionado.
  • Será dada preferência a projetos que incluam componentes de participação no público.

O prazo para apresentação de propostas é sexta-feira, 30 de junho. Clique abaixo para enviar a sua proposta ao Center for Cooperative Media, organização que reúne mais de 150 veículos de notícias em Nova Jersey e única rede de entidades de mídia oficialmente organizada no país:


ENVIAR PROPOSTA

.

Sobre o Fundo de Democracia – A Fundação Rita Allen investe em ideias transformadoras nas primeiras etapas para alavancar seu crescimento e promover soluções revolucionárias para problemas significativos. Permite que pesquisadores biomédicos de carreira precoce realizem pesquisas pioneiras, aproveitando as projetos inovadoras para promover o envolvimento cívico informado e desenvolvendo conhecimentos e redes para fortalecer a eficácia do setor filantrópico. Ao longo do seu trabalho, a Fundação engloba colaboração, criatividade, aprendizagem e liderança.

Sobre o Centro de Mídia Cooperativa – O Centro é um programa financiado por subsídios da Escola de Comunicação e Mídia da Montclair State University. O Centro é apoiado com o financiamento da Fundação John S. e James L. Knight, Geraldine R. Dodge Foundation e Democracy Fund. Sua missão é crescer e fortalecer o jornalismo local atendendo os residentes de Nova Jersey.

Fonte: Center for Cooperative Media


Leia mais sobre o Jornalismo Colaborativo:

Principal site de Jornalismo Colaborativo, destaque no Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXIII / Prêmio Expocom 2016 e referência em startups de jornalismo na 300ª edição da Revista Imprensa em 2014.

Outras Publicações

SiteLock