Header ad
Header ad
O Jornalismo Colaborativo

O Jornalismo Colaborativo

SOBRE O JORNALISMO COLABORATIVO

Jornalismo Colaborativo é um portal de conteúdo e publicação colaborativa formado por jornalistas, pesquisadores e profissionais de diferentes nichos de mercado e diversos segmentos editoriais, responsáveis pela apuração, edição e engajamento de publicações que contenham informações e serviços de interesse público em espaços com notícias relevantes à sociedade e à comunidade científica.

O JornalismoColaborativo.com reforça o seu compromisso como agente de transformação social e difusor do conhecimento científico em parceira com a nova rede internacional CollaborativeJournalism.org.

Somos uma Rede Global de Jornalismo Colaborativo

Estimulamos e orientamos estudantes de jornalismo, escritores e repórteres a criarem e gerenciarem um site, revista ou blog de notícia com conteúdo participativo, podendo utilizar como referência o JornalismoColaborativo.com, indicado pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – XXIII Intercom / Prêmio Expocom 2016, destaque em startups de jornalismo na 300ª edição da Revista Imprensa em 2014 e membro da rede CollaborativeJournalism.org em parceira com a International Press – IPC Digital e o Center of Cooperative Media, um dos principais canais articulador junto ao Google News Lab / Google News Initiative, Knight Foundation, Democracy Fund, ProPublica, Center for Investigative ReportingFirst Draft NewsCUNY Graduate School of Journalism, Solutions Journalism Network, OpenNews e outras organizações independentes de jornalismo.

JornalismoColaborativo.com ou JornalismoColaborativo.com.br

O nome do site foi definido a partir de um importante reforço subliminar, por meio do mecanismo psicofisiológico denominado de memória cinestésica, em que o indivíduo que já tenha escutado ou visto uma vez algo sobre jornalismo colaborativo, chame à memória a primeira impressão, fazendo com que a imagem desta se fixe ainda mais no subconsciente: o “Jornalismo Colaborativo”.

A cada dia um grande número de textos e pesquisas acerca deste tema são frequentemente publicados, possibilitando a fixação subliminar do termo “jornalismo colaborativo”, impedindo o esquecimento e facilitando a corticalização da lembrança, levando-a para níveis conscientes e não mais apenas subliminares.

Como efeito, cada uma dessas publicações nas mídias digitais, bem como em veículos impressos, rádio ou TV, podem servir perfeitamente para alavancar o jornalismo e a liberdade de imprensa, considerando o fato de que a própria nomenclatura deste remete diretamente aos assuntos pertinentes ao termo registrado como “Jornalismo Colaborativo”.

Elaborado a partir de ferramentas e procedimentos simples que podem ser normalmente manipulados por jornalistas com noções básicas atribuídas à profissão, uma vez que o profissional de comunicação contemporâneo deve possuir características multidisciplinares para atuar na área e ser bem sucedido no competitivo mercado de trabalho, o Jornalismo Colaborativo ganha força quando a colaboração é também o modus operandi que contribui com informações relevantes, podendo criar oportunidades concretas e positivas de transformação social.

A Colaboração no Jornalismo

O Jornalismo mudou. Os processos e formas de reportar uma notícia ganharam dimensões de maiores proporções com a convergência dos mecanismos analógicos do século passado para os novos padrões digitais de comunicação.

Portanto, é natural que o avanço da comunicação instantânea e o acesso às mídias digitais tenham contribuído com a formação crítica do cidadão que também pode participar dos processos de criação. No entanto, cabe ao jornalista consolidar fontes e apurar o conteúdo colaborativo antes de publicá-lo.

O Jornalismo Colaborativo é mais do que jornalismo de rua, trata-se de uma prática contínua do repórter em buscar sempre melhorar a maneira como ele se comunica, investiga e apresenta a notícia com engajamento e participação popular.

Hoje, o controle da informação não é mais de um grupo e sim de uma legião de seres sócio-digitais com forte presença na criação de novos canais de notícias com espaços abertos à divulgação científica e o exercício democrático em diversas áreas de trabalho e diferentes campos de pesquisa.

Por isso, convidamos você a fazer parte dos novos mecanismos e técnicas editoriais que vão ao encontro do jornalismo colaborativo como uma nova interpelação comunicacional, unindo ciência e cultura.

Há quem diga que informar com isenção ou imparcialidade é algo impossível. Em tempos de polarização política e discursos de ódio no Jornalismo Colaborativo o preto e branco só existe no logo.

O JC respeita os diferentes tons que os Colaboradores utilizam para dar vida e novas cores à Imprensa.

Somos, portanto, uma rede independente de comunicação sem amarras ou obrigações comerciais. Aqui a sua voz e a sua opinião tem vez. Seja um agente da transformação social e difusor do conhecimento científico! Inscreva-se e participe da nossa rede de comunicação.

No Jornalismo quem Colabora pode mudar o mundo!

QUERO COLABORAR

Leia mais sobre o Jornalismo Colaborativo:

Principal site de Jornalismo Colaborativo, destaque no Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXIII / Prêmio Expocom 2016 e referência em startups de jornalismo na 300ª edição da Revista Imprensa em 2014.

SiteLock