Header ad
Header ad
A Revolução da Inteligência Artificial

A Revolução da Inteligência Artificial

Nota do Editor

  • Fernando Moreira é Consultor em Tecnologia Audiovisual, Palestrante, Treinador, Mentor, Projetos para emissoras de TV e empresas, Inteligência Artificial no Audiovisual, PhD em Comunicação, CEO Broadcast Media Lab e Autor.

A revolução da Inteligência Artificial no setor audiovisual está com força total! Ferramentas como a IA generativa (GenAI) estão transformando a criação e distribuição de conteúdo, oferecendo novas possibilidades criativas e de negócios. Mas junto com as grandes inovações vêm grandes desafios. Muito se discute sobre a regulamentação da IA, o impacto nos direitos de autor e os dilemas éticos. Mas de fato o setor está preparado para enfrentar essa nova era?

O documento lançado agora em outubro: “AI and the Audiovisual Sector: Navigating the Current Legal Landscape” da European Audiovisual Observatory explora o impacto da inteligência artificial (IA) no setor audiovisual, focando nas suas aplicações, desafios regulatórios e implicações éticas.

Os principais pontos são:
IA Generativa (GenAI) está transformando rapidamente a produção audiovisual, possibilitando a criação de conteúdos inovadores e a automação de processos, como a criação de vídeos, dublagem e legendagem automatizadas. Essa tecnologia está mudando a forma como criadores interagem com as etapas de produção e distribuição de conteúdos.

Desafios Regulatórios: Com o crescimento da IA, surgem preocupações sobre direitos autorais, privacidade de dados e o impacto no mercado de trabalho. O documento destaca a necessidade de novas leis e regulamentos adaptados às mudanças tecnológicas, incluindo a Lei de IA da União Europeia.

Impactos Éticos: A IA traz questões sobre a preservação da criatividade humana, proteção dos direitos de personalidade (como voz e imagem), e o papel de algoritmos no reforço de desinformação. O uso de deepfakes e outras tecnologias relacionadas pode criar dilemas sobre autenticidade e veracidade das informações.

Diversidade e Pluralismo: A personalização de conteúdos através de algoritmos de IA também levanta questões sobre o impacto na pluralidade de vozes e na diversidade cultural nos meios de comunicação.

Podemos analisar que embora a IA ofereça enormes oportunidades para o setor audiovisual, ela também exige uma abordagem regulatória robusta e ética para garantir que seus benefícios sejam amplamente distribuídos, ao mesmo tempo que preserva a criatividade e os direitos dos criadores.


Fonte: Linkedin Fernando Moreira

Ph.D. em Comunicação Social, Pedagogo, Publicitário, Jornalista. Consultor em Tecnologias Audiovisuais. Profissional da área audiovisual com mais de 35 anos de experiência no mercado corporativo e acadêmico, Professor de Cursos de Comunicação. Tem participação em 12 livros e vários artigos publicados em revistas especializadas. Membro da Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão, da Broadcast Education Association, do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Televisão Universitária, do conselho Museu da Televisão, Rádio e Cinema.Ex- Presidente da Associação Brasileira de Universitária - ABTU e membro do Conselho Diretivo da Associação Ibero-americana de Televisões Educativas e Culturais - ATEI. Como profissional de TV atuou na direção de programas de TV, direção e produção de documentários, vídeos corporativos e educativos. Também atuou na coordenação de eventos nacionais e internacionais no Brasil, América Latina, EUA e Europa com transmissão ao vivo e na coordenação de contratos e parcerias nacionais e internacionais (emissoras de TV, empresas, orgãos públicos). Como empresário atuou na área de comunicação como sócio de produtoras de audiovisual e agência de propaganda, atendendo clientes como PETROBRAS, EMBRAER, AVIBRÁS, ALCAN, KODAK, BOLLHOFF, ALCAN entre outros.

Outras Publicações

SiteLock