Header ad
Header ad
Aqui dentro tem um Brasil que dá certo

Aqui dentro tem um Brasil que dá certo

Apoiar projetos que realmente alcancem a sociedade por meio da construção do saber e de um processo de transformação baseado na educação é algo possível em um país que ainda precisa aprender a valorizar o seu capital humano.

Em São José dos Campos, o Instituto Alpha Lumen vem provando que buscar soluções de impacto social com ações educativas junto à comunidade e à rede pública de ensino, pode ser a melhor saída para acelerar oportunidades e o desenvolvimento de crianças e adolescentes de baixa renda, em especial àquelas que se encontram em risco social.

A fim de que não sejam subaproveitados e deixem de dar sua contribuição social à coletividade e a si próprios, não compartilhando suas habilidades e talentos com todos, a ONG IAL, identifica estudantes com altas habilidades oferecendo o suporte necessário para alavancar seus talentos.

De acordo com a diretora e astrofísica Nuricel Aguilera, essa deve ser uma construção que envolva toda a sociedade, pois serão esses jovens quem trazem mais soluções para o mundo.

A arte transformando jovens e crianças

O Projeto Arte e Cidadania abre dois núcleos de artes e traz mais oportunidades a jovens e crianças de escolas públicas. O projeto desenvolve oficinas que reúne diferentes linguagens artísticas como produção audiovisual (vídeo, fotografia), musical (violino, viola, violoncelo, piano e percussão) para a formação de orquestra com o apoio e mentoria do Maestro João Carlos Martins e também, cultural (dança, poesia e teatro).

Exemplo de como desenvolver a capacidade de recuperação e moldar-se a cada obstáculo e desafio, o maestro resiliente acrescenta: “Acreditamos no potencial dos nossos jovens, e estamos certos de estarmos  colaborando com a formação de uma sociedade melhor”.

Como forma de auxiliar no processo de educação para famílias de baixa renda, criando ferramentas que possam diminuir a situação de exclusão e vulnerabilidade social, além de reduzir a repetência e evasão escolar, o projeto possui atividades que são conduzidas por uma equipe de profissionais e educadores sociais.

Orquestra Clube dos Sonhos

Todo o aprendizado dos participantes é celebrado ao final de cada temporada, com apresentações abertas ao público.

De caráter formativo e educacional, essa ação do IAL cria oportunidades para explorar diferentes técnicas, materiais, recursos e soluções que contribuam para o desenvolvimento físico e mental desses estudantes, criando novas perspectivas para a vida futura.

A tecnologia abrindo oportunidade

O Projeto Robótica e Cidadania busca dar acesso à ciência e tecnologia às crianças e adolescentes de baixa renda, inspirando, estimulando vocações nessas áreas e incentivando a cultura científica e tecnológica em comunidades carentes.

IV Sciencedays SJC

O projeto traz uma sequência de ações – eventos (Science Days e Tech Challenges), cursos, oficinas e palestras (nas escolas públicas e no Laboratório de Robótica Itinerante – carreta), além dos  torneios voltados para escolas públicas.

Os grandes eventos são também abertos para toda a comunidade de modo a atuar sobre o encantamento pela ciência e engenharia, em crianças e adolescentes.

De forma exemplar, o IAL faz uso da educação tecnológica, estabelecendo um gatilho que desencadeia a aprendizagem a partir da proposição de possibilidades instigadoras, levando à investigação, à busca de informações e à construção de soluções.

O “Robótica e Cidadania” é principalmente um projeto de oportunidades e transformações na perspectiva desses jovens estudantes que podem pensar maior e fazer melhor.

Em parceria com o MIT Brazil e o consultado brasileiro, o Alpha Lumen Internacional realiza também oficinas de robótica para a comunidade brasileira residente em Boston (EUA).

As atividades são tradicionalmente feitas pela equipe de robótica AlphaBots que participa do torneio internacional da FIRST na cidade de Troy (próxima à Boston) e reúne estudantes de escolas públicas de São José dos Campos e aprendizes do Projeto Escola Alpha Lumen.

Preparação para Olimpíadas Científicas

O Instituto Alpha Lumen abre cursos preparatórios para as olimpíadas de matemática, física, química e astronomia voltados a estudantes de escolas públicas.

As aulas são ministradas pelos multiplicadores medalhados nessas olimpíadas, supervisionados por professores especializados com resultados surpreendentes.

Reconhecida como a escola mais medalhada do Brasil, com cerca de 38% dos seus alunos premiados individualmente em Olimpíadas de Conhecimento, em 2019, o IAL garantiu que seus estudantes conquistassem 383 medalhas individuais e 510 coletivas. Na própria Matemática Sem Fronteiras, todas as turmas foram premiadas.

E para fechar o último ano, a delegação joseense de alunos do IAL conquistaram o maior número de medalhas entre os brasileiros na 10ª Olimpíada Internacional de Matemática, em Beijing, China.

Apesar de ser uma das quinze instituições contempladas com o Troféu OBMEP, a Alpha Lumen acumula vitórias que vão além de números. A maior delas é a formação de aprendizes com capacidade de multiplicar conhecimentos nas mais diversas áreas para estudantes de escolas públicas.

Outros Projetos Transformadores do Instituto Alpha Lumen

Com o propósito de transformar a realidade de famílias mais carentes da Zona Sul de São José dos Campos, o Projeto Horta Escola promove atividades geradoras de renda, por meio de uma estrutura de negócios que abrange, desde o ensino de técnicas de manejo e de plantio, até a comercialização de alimentos.

O SAVI é mais uma iniciativa desenvolvida pelos aprendizes do IAL, em parceria com a Makaia, na Colômbia. Trata-se de um aplicativo para prover informações à comunidade de refugiados e migrantes em todo o mundo, em especial, os venezuelanos.

O IAL oferece também cursos gratuitos de apoio aos estudantes da Rede Pública com altas habilidades nas áreas de Robótica, Programação, Design de Games, Segurança da Informação, Mandarim, Inglês, Alemão, entre outros.

Apoie o Instituto Alpha Lumen

Saiba como ser parte desse processo de transformação social

Para fazer a diferença e continuar fortalecendo este modelo de educação no Brasil, você pode destinar até 3% do seu IR devido para os projetos sociais do Instituto Alpha Lumen.

Pessoas que façam a declaração de imposto de renda no modelo completo, ou seja, que escolham a opção de declaração “Por Deduções Legais” e não “Por Desconto Simplificado”, podem optar em usar o software da Receita Federal de 2020. Basta selecionar a opção “Doações Diretamente na Declaração – ECA” e inserir o valor disponível para doação.

Ao entregar a declaração, o programa emitirá um DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais), sob o código 3351, que deve ser pago em dinheiro, pessoalmente, nas agências bancárias, ou pelos meios eletrônicos oferecidos pelo banco.

Isso ocorrerá independentemente de se ter optado por débito (no caso de haver imposto a pagar) ou crédito (importo a restituir) em conta bancária. O valor doado virará um crédito aumentando a restituição ou reduzindo o imposto a pagar, conforme o caso.

Após pagamento da DARF, gerada pelo software da Receita Federal, envie um e-mail para receber o recibo da sua doação.

Anexo do e-mail: comprovante do pagamento do boleto
Título do e-mail (assunto): “Doação para Instituto Alpha Lumen”
Destinatário: doacoes@cmdca.org.br com cópia para doe@alphalumen.org.br
Corpo do e-mail: indique qual dos três projetos anteriores você deseja apoiar.

Além de Entidade Sem Fins Lucrativos e com projetos aprovados no FUMCAD – Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/2012), o Instituto Alpha Lumen é uma ONG de Utilidade Pública Municipal, Entidade Filantrópica e com os devidos registro no CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Principal site de Jornalismo Colaborativo, destaque no Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXIII / Prêmio Expocom 2016 e referência em startups de jornalismo na 300ª edição da Revista Imprensa em 2014.

Outras Publicações

SiteLock