Header ad

Armazenamento em nuvem e seu funcionamento

 

Há não muito tempo atrás, estávamos usando disquetes. Eles possuíam apenas 4,14 mega bites de espaço para armazenamento. Os tempos evoluíram e veio o revolucionário CD – Compact Disc. Esse era bem prático, entretanto, sua facilidade de arranhar, muitas vezes, inutilizava seu conteúdo.

O tempo passou mais e veio o PenDrive, que atualmente possui um espaço gigante de armazenamento. Existem opções de mais de 70 mega bites. Mas, o que veio revolucionar o mundo em questão de armazenamento de informação é o armazenamento em nuvem.

O conceito de armazenamento em nuvem, na verdade consiste que o usuário de algum arquivo (uma planilha, por exemplo) não precisa estar em um lugar específico para acessá-la. Sendo assim, seu armazenamento não está em um computador, e sim, na rede. Bastando apenas o usuário estar conectado à internet para executar suas tarefas e até atualizar o conteúdo de qualquer lugar do planeta.

Recursos humanos em nuvem

Uma empresa multinacional chamada Cezanne, levou a história a um patamar interessante. Eles criaram uma plataforma online para gestão de recursos humanos. Dessa forma, é possível gerir as faltas de funcionários, avaliação de desempenho, analise do tempo de férias. Tudo isso, bastando apenas estar conectado à internet e possuir o software de gestão RH.

Os populares do Armazenamento em nuvem

Dropbox

O Dopbox foi um dos precursores a utilizar o armazenamento em nuvem. Foi criado em 2007 e até hoje é um dos serviços mais utilizados. Sua capacidade pode chegar a até 16GB.

Google Drive

Nessa plataforma do gigante Google é possível armazenar 5GB de arquivos gratuitamente. Nele você pode integrar ao Google Docs, e acessar arquivos como o Word, Excel, Powerpoint, etc. Sua velocidade é surpreendente. Em poucos minutos é possível enviar arquivos de grandes tamanhos e coloca-los no ar.

SkyDrive

Semelhante a plataforma do Google Drive, nele, é possível utilizar o word, excel e powerpoint. Sua capacidade de armazenamento é impressionante. São 25GB, podendo aumentar de 5 a 10 megas mediante ao pagamento de taxas.

Texto cedido por Daniel Delfino.

Avatar photo

Jornalista engajada na área digital com especialidade em marketing de conteúdo. Amo escrever sobre tudo...

Outras Publicações

SiteLock