Nota do Editor
- O Brasil é um dos países com maior número de relâmpagos em todo o mundo. Com base em dados de satélite, estima-se que cerca de 50 milhões de raios, ou seja, dois relâmpagos por segundo são descarregados no país.
Sabe aquela sensação de fim do mundo que algumas pessoas sentem ao observar fenômenos meteorológicos com grandes descargas elétricas, formando assim os relâmpagos? Há uma explicação para isso. E na realidade ela não está relacionada com o fim dos tempos, mas com a origem da vida, quando há cerca de três bilhões de anos atrás o calor extremo da atmosfera terrestre que continha uma vasta quantidade de elementos moleculares e gases como metano, amônia e hidrogênio, receberam descargas elétricas gerando condições ideais à vida.
De acordo com o INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, a cada segundo ocorrem cerca de 100 relâmpagos, o que equivale a aproximadamente 10 milhões de raios por dia, ou ainda, três bilhões de descargas elétricas por ano.
O Brasil é um dos países com maior número de relâmpagos em todo o mundo. Com base em dados de satélite, estima-se que cerca de 50 milhões de raios, ou seja, dois relâmpagos por segundo são descarregados no país.
A partir das pesquisas científicas e tecnológicas em eletrecidade atmosférica, desenvolvidas pelo INPE, em 1979, o ELAT foi criado em 1995 como o primeiro grupo de pesquisa sobre raios no Brasil e faz parte do Centro de Ciências do Sistema Terrestre do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.
O Jornalismo Colaborativo apoia a iniciativa do Grupo de Eletricidade Atmosférica e abre as inscrições para o II Desafio Fotográfico Tempestades Elétricas.
As inscrições ocorrem até 19 de Março / 2025 e somente será permitido o envio de fotos que terão de acompanhar a descrição com o mês, ano, local e equipamento utilizado para o registro.
As melhores fotos serão avaliadas pelo Conselho Editorial do Jornalismo Colaborativo, formado por pesquisadores científicos e fotógrafos profissionais.
As melhores imagens de cada categoria (Amador e Profissional) receberão destaque na Rede de Comunicação de Jornalismo Colaborativo, incluindo publicação com os créditos dos vencedores em nossos parceiros de imprensa e mídias digitais.
ENVIE SUA FOTO PARA O DESAFIO TEMPESTADES ELÉTRICAS
VOCÊ TAMBÉM PODE ENVIAR SUA FOTO PARA O EMAIL:
editor@jornalismocolaborativo.com
.
Os participantes concordam que as fotografias submetidas no formulário acima poderão ser utilizados pelo Jornalismo Colaborativo para futura divulgação, de toda a natureza, com os devidos créditos dados ao autor declarado das imagens.
CONFIRA OS VENCEDORES DA PRIMEIRA EDIÇÃO
Primeiro Lugar
Marcos Gynn
CLIQUE AQUI PARA VER A GALERIA COMPLETA DE MARCOS GYNN
O Conselho Editorial do Jornalismo Colaborativo também destaca a fotografia “Serra da Bocaina“, de Rogério Salgado que excepcionalmente mereceu a segunda posição na Primeira Edição do Concurso Fotográfico Desafio Tempestades Elétricas:
Segundo Lugar
Rogério Salgado
Regras e Termos de Participação
REGRAS DO CONCURSO
Todas as fotos encaminhadas no período de inscrição serão apreciadas pelo nosso Conselho Editorial, formado por cientistas e profissionais de comunicação indicados pela rede de Jornalismo Colaborativo que irão levar em consideração a adequação ao assunto proposto, bem como a originalidade e criatividade da foto enviada. A imagem poderá ser colorida ou em preto e branco e não deverá ter qualquer modificação ou efeito visual a partir de efeitos ou recursos outros de computação gráfica. Este concurso não se responsabilizará pela autenticidade dos dados fornecidos pelo participante no ato da inscrição, ou pelo fornecimento de informações incorretas, imprecisas ou incompletas, que impossibilitem a divulgação e compartilhamento da foto vencedora. A informação de dados falsos ou fotos não próprias implicará em eliminação imediata do concurso. Na eventualidade do vencedor, por algum motivo, não poder ser contatado, ou se contatado, não se manifestar em até 5 (cinco) dias após a comunicação, este perderá o direito à publicação e divulgação da foto nos sites da rede de Jornalismo Colaborativo e redes sociais. Por conseguinte, o participante com votação subsequente será o vencedor substituto. Ao enviar a fotografia o participante aceitará, implicitamente, todas as disposições deste regulamento. A decisão final sobre a melhor foto é inquestionável e irrecorrível.É REMUNERADO?
Não há remuneração. Periodicamente nossos patrocinadores disponibilizam produtos para sortearmos entre os colaboradores.QUEM PODE PARTICIPAR?
Buscamos pessoas de espírito jovem. Aqui a idade não importa porque o que a gente considera de verdade é o cidadão ético de espírito colaborativo.PRAZO DE INSCRIÇÃO
O concurso terá início a partir do dia 10/07/2023 e o prazo para inscrição será até 19/03/2025. Os resultados serão exibidos aqui e no site JornalismoColaborativo.com a partir de 23/03/2025.AUTORIZAÇÃO
Todos os participantes ao se inscreverem neste Concurso e que tiverem suas fotos selecionadas entre os finalistas, autorizam a Rede de Jornalismo Colaborativo a divulgarem as fotografias submetidas ao Concurso, preservando sempre os créditos do fotógrafo. É dispensado a necessidade de assinatura de documento específico que autorize sua publicação. Valendo, portanto, a inscrição como autorização expressa dessas condições. Os Direitos de Uso de Imagens constitui título de propriedade e pertencem somente ao autor da fotografia que autoriza apenas a divulgar as fotografias se forem acompanhadas dos créditos do fotógrafo e deste Concurso.