For Women in Science é o primeiro programa dedicado às mulheres cientistas no mundo. Fundado em 1998, tendo como princípio que o mundo precisa de ciência e a ciência precisa de mulheres, cientistas do mundo todo já participaram e inclusive duas vencedoras, como as Doutoras Ada Yonath e Elizabeth Blackburn ganharam o Prêmio Nobel em seguida o Programa.
Há 18 anos, o FWIS premia cinco cientistas de cada continente com uma bolsa de 100 mil dólares que contribui para promover avanços da Mulher na área da Ciência, onde elas ainda são sub-representadas. Além disso, o Programa também oferece bolsas, a partir de premiações locais para jovens pesquisadoras que se encontram em momentos decisivos de suas carreiras. Desde 1998, a Fundação L’Oréal, em parceria com a UNESCO, reconheceu mais de 2 mil mulheres em 115 países.
A partir de 2014, foi criado a International Rising Talents, uma premiação que busca conectar todos os programas regionais e internacionais. O objetivo é impulsionar o percurso de excelência de jovens e promissoras cientistas até se tornarem pesquisadoras internacionalmente reconhecidas. São eleitas 15 cientistas por ano para receber uma bolsa de 15 mil euros.
Cientistas Brasileiras em Destaque
Ao longo de 18 edições, seis brasileiras já incluíram seus nomes neste time de estrelas da ciência. São elas: Mayana Zatz (Genética – USP), em 2001; Lucia Previato (Microbiologia – UFRJ), em 2004; Belita Koiller (Física – UFRJ), em 2005; Beatriz Barbuy (Astrofísica – USP), em 2009; Marcia Barbosa (Física – UFRGS), em 2013 e Thaisa Storchi Bergmann (Astrofísica – UFRGS), em 2015. Além de elevar o nome do país na Ciência, elas são fontes de inspiração para as gerações seguintes, verdadeiros faróis da conquista feminina nos mais altos níveis da pesquisa científica.
No Brasil, desde 2006, o Programa “Para Mulheres na Ciência” com apoio da Academia Brasileira de Ciências, tem sido importante na transformação do panorama da ciência no país, favorecendo o equilíbrio dos gêneros no cenário brasileiro e incentivando a entrada de jovens mulheres no universo científico. Os números falam por si só. O prêmio já distribuiu o equivalente a 3,5 milhões de reais entre 68 mulheres cientistas promissoras, que receberam impulso extra para dar prosseguimento em seus estudos e incrementar o desenvolvimento da ciência no País.
Este ano, serão contempladas com uma bolsa de 50 mil reais, sete jovens pesquisadoras de diversas áreas de atuação.
Os trabalhos são avaliados por uma comissão julgadora formada por renomados profissionais das áreas científicas.
Faça sua INSCRIÇÃO no site em português do Programa FWIS até 6 maio de 2016.
Fonte: For Women in Science (FWIS)
.