Há varias razões para se escolher um curso. Afinidade com determinada área de conhecimento, o possível retorno financeiro em uma carreira futura, a curiosidade a respeito de certos assuntos, entre muitas outras.
O certo é que, seja qual for o motivo, todo estudante carrega grandes expectativas e idealiza o caminho que seguirá para uma carreira de sucesso e uma vida profissional gratificante.
Infelizmente, nem sempre nossas vontades são atendidas e acabamos em situações que não esperávamos sobre a vida acadêmica, às vezes, ainda com alguns anos de estudos pela frente.
Mas o que fazer? Até onde vale a pena continuar com um curso com o qual você não esteja se identificando? E o dinheiro e tempo investidos? Claro que tudo isso deve ser levado em conta e que uma mudança de rumos como essa é coisa muito séria.
O ideal seria conhecer ao máximo o curso e a instituição escolhidos antes de se matricular para saber o que vem pela frente, mas nem sempre é o que acontece.
Também é bom lembrar que, de início, o conteúdo das aulas costuma ser bem mais teórico que prático, o que pode fazer pensar que em geral o curso todo pode ser menos interessante do que esperava. Uma boa dica, é procurar saber como foram as experiências de outras pessoas que se formaram nas mesmas matérias para saber como é o desenvolvimento das aulas.
Se mesmo assim, você tiver certeza em mudar, pense se não é melhor trocar de instituição de ensino e não de curso, sempre buscando informações de pessoas que estudaram na nova faculdade ou universidade.
As mesmas indicações valem na hora de escolher um novo curso. É importante lembrar que, caso esteja perto de concluir sua graduação, talvez seja interessante concluí-la e mudar de área em uma pós-graduação.
Seja como for, não desanime. Ajustes na rota podem ser inevitáveis, o que importa é saber onde se quer chegar.
.
Leia também:
Contabilidade é para você?
.
FONTE: Blog do Quero Bolsa