Não é de hoje que muito fotógrafos iniciantes se queixam de que suas fotos durante o dia ficam com uma qualidade muito melhor que as tiradas à noite. Daí, a solução mais cabível é deixar a foto do jeito que está e amenizar as imperfeições no Photoshop. De fato, é um pouco mais difícil fotografar depois que o sol se põe, mas não é impossível. A seguir, com a colaboração do fotógrafo de casamentos Rogério Von Krüger, vamos dar dicas valiosas de como melhorar a qualidade de suas fotos noturnas.
Cuidado com o uso do flash
É extremamente equivocado pensar que, só por estar de noite, o uso do flash é indispensável. Em alguns casos, realmente é, mas não é uma unanimidade e, acredite, em algumas situações a foto fica melhor sem ele!
Para fotos com uma distância curta, usá-lo pode ser uma ótima ideia, mas quando é o contrário, às vezes abrir mão é a melhor solução, já que sua potência não tem um alcance tão grande assim. De qualquer forma, confira no manual de sua câmera qual é o mínimo é o máximo de alcance do flash do seu equipamento.
“O fotógrafo não precisa ter medo de ajustar a potência do flash (geralmente temos a baixa, a média e a alta), fazendo isso e testando os níveis, as chances de a fotografia sair como você espera aumentam muito”, ressalta Von Krüger.
Não dispense o uso de um tripé
“Na maioria das vezes um tripé é determinante para o resultado final das fotografias noturnas”, diz o fotógrafo.
Você pode se perguntar o porquê do suporte ser tão importante e nós explicamos que fotos à mão livre em ambientes escuros têm bem mais chances de saírem tremidas, pois a pouca luz incide no sensor da câmera o que aumenta a captação de movimentos.
Esteja com o obturador bem ajustado
Sempre diminua a velocidade do obturador. Como dissemos na dica anterior, ambientes com luz precária propiciam o aumento da capacidade de captar os movimentos, portanto, se o obturador estiver com o nível de velocidade mais baixo, a câmera absorve mais a luz ambiente, proporcionando uma foto menos borrada e tremida.
Verifique o nível do ISO
É sempre bom lembrar que o ISO muito alto não é garantia de nitidez, pelo contrário, é bem mais prudente deixá-lo num nível mais baixo. “Depois que ajustar o obturador e usar o tripé, as chances de a foto sair tremida e granulada diminuem, então essa é a hora de ajustar o ISO. Tente começar com um valor mais alto de 1/30 e vá testando as possibilidades”.
Saiba o que exatamente você quer fotografar
Antes de sair clicando, pense em como você quer a foto, analise os ângulos, pense no resultado final desejado. Fotografia não é algo que se possa fazer com pressa, é necessário fazer uma análise, testar o flash e outros componentes da câmera antes de bater a foto.
Use a criatividade
Caso você não goste das fotos, mesmo seguindo todas as dicas use sua criatividade. Às vezes é melhor guardar uma foto não tão boa e ter a recordação daquele momento do que descartá-la de vez da memória do seu equipamento. “Se a fotografia não é para nenhum trabalho, brinque com ela, edite, coloque alguns filtros divertidos e não estrague um ótimo episódio da sua vida apenas pela insatisfação de ter tirado uma foto que não está tecnicamente perfeita”, finaliza Rogério Von Krüger.