Nota do Editor
- Fique atento aos melhores horários e seus respectivos pontos de observação do eclipse total da superlua que ocorrerá entre os dias 27 e 28 de setembro.
Na passagem do domingo (27) para segunda-feira (28) ocorre mais um eclipse total da Lua. Além do Brasil o fenômeno será visível nas Américas do Norte, Central e Sul, Europa, África e oeste da Ásia. A fase de sobra do eclipse no Brasil será observada das 22h07 do domingo à 01h27 de segunda.
Segundo a Agência Espacial norte-americana (Nasa), o eclipse coincide ao mesmo tempo em que uma superlua. De acordo com a Nasa, o fato é tão rara que ocorreu apenas cinco vezes ao longo do século 20, sendo que a última foi em 1982. Depois deste domingo, o fenômeno só deve se repetir em 2033.
Esta superlua, a segunda do ano, será a mais próxima da superfície terrestre. No Brasil a Lua começa a escurecer por volta das 22h ganhando uma coloração avermelhada, conhecida como Lua de Sangue. Cerca de uma hora depois, o astro estará completamente eclipsado só voltando ao normal por volta de 1h30 da segunda-feira.
Já o eclipse lunar total ocorre quando a Lua passa pela sombra que nosso planeta projeta a partir da luz que recebe do Sol. Os efeitos começam a ser percebidos a olho nu quando o satélite natural entra na região mais central e escura da sombra, chamada de umbra (a área periférica recebe o nome de penumbra). A cor vermelha é resultado da influência da atmosfera terrestre nos raios de luz.
A palavra eclipse significa desaparecimento ou ocultação, ou seja, torna-se eclipsado algum astro ou objeto encoberto por outro.
Equipamentos – Ao contrário dos eclipses solares, que requerem instrumentos e filtros apropriados para se evitar dados aos olhos, as pessoas não precisarão usar equipamentos ópticos como binóculos, telescópios e filtros para acompanhar o eclipse lunar.
Desde as origens da humanidade os eclipses são contemplados e, a partir da Antiguidade, seus mecanismos começaram a ser compreendidos pelos precursores da Ciência e Filosofia. Hoje, o fenômeno ainda tem relativa importância à Ciência e muita para a Cultura e Educação.
No século 5 (a.C.) a projeção circular da Terra sobre a Lua, quando de eclipse lunar, demonstrava a esferecidade do planeta e a recorrência regular do fenômeno tornou possível sua previsão.
Dados sobre o horário do eclipse no Brasil
Nascer ao pôr do Lua | 12h27m |
Nascer da Lua | 17:50 |
Pôr do Lua | 05:23 |
Distância do centro do Sol | 149,944,330 km |
Distância para o centro da Terra | 363,813 km |
Lua iluminação (às 00:00) | 98.5% |
Fase lunar | encerando |
Signo do zodíaco da Lua | Peixes ♓ |
Neste link, a tabela a seguir apresenta o cronograma e fases da eclipse lunar total em 27 de setembro de 2015 no Brasil. Para cada cidade que tenha atribuído um fuso horário (UTC) muito precisa (leva em conta o horário de verão, se aplicável).
A tabela mostra que no dia 27 de setembro de 2015 em Brasilia, America/Sao_Paulo (UTC -3), um eclipse do tipo eclipse lunar total terá início às 21:12, o eclipse máximo irá ocorrer a 23:47 quando a Lua atinge uma altitud de 72 °; este evento vai chegar a um fim às 02:22 e terá uma magnitud penumbral de 2.23 (essa é a fração da Lua obscurecida pela entrada de penumbra da Terra) e magnitud um umbral de 1.276 (fração da Lua obscurecida pela umbra da Terra).
Em São José dos Campos, o Observatório Astronômico da Universidade do Vale do Paraíba (Univap) abre as portas no dia 27 de setembro, a partir das 18h, para o público assistir o eclipse total da Lua, tanto a olho nu, quanto por meio do telescópio.
Além da Lua, os professores da Universidade vão auxiliar a observação de outros objetos nos telescópios, incluindo os planetas Saturno, Urano e Netuno, e aglomerados de estrelas, como 47 Tucano (NGC 104) e Caixinha de Joias (NGC 4755).
“O eclipse lunar ocorre quando o Sol, a Terra e o nosso satélite natural, a Lua, estão alinhados, e a Lua passa pela sombra feita pela Terra. Eclipses totais da Lua, como o que vai ocorrer no dia 27 de setembro, são mais espetaculares e mais raros do que eclipses parciais, em que apenas uma parte da Lua atravessa a sombra da Terra”, revela o Dr. Alexandre Bergantini, professor da FEAU e um membro da equipe gestora do observatório.
“Mais raro ainda por se tratar de um eclipse durante a Superlua, fenômeno que ocorre quando a Lua está na sua menor distância com a Terra. O próximo eclipse total da Lua na América do Sul ocorrerá em Janeiro de 2018! O próximo eclipse total na Superlua, este sim é bem raro: o próximo ocorrerá só lá em 2033! Portanto, essa é uma oportunidade que vale a pena ser aproveitada”, completa o Prof. Dr. Irapuan Rodrigues, do IP&D da Univap e Coordenador Geral do observatório.
Os responsáveis pelo Observatório da Univap enfatizam que todos os astrônomos amadores da região do Vale do Paraíba estão convidados a participar e a trazer seus instrumentos de observação.
O evento é gratuito e aberto a todos os interessados, sem necessidade de inscrição ou agendamento.
Mais informações sobre o Observatório da Univap estão disponíveis pelo site: univap.br/observatorio. Contato: observatorio@univap.br
Programação do evento em São José dos Campos:
- 18h: Abertura do Observatório e início da montagem dos telescópios;
- 18h30: Palestra sobre eclipses lunares e solares; o que os visitantes poderão esperar ver nesta noite;
- 19h: Início da observação do céu noturno com telescópios: Planetas Saturno, Urano e Netuno, Aglomerados estelares: Tucano 47 e Caixinha de Joias.
- 21h: Início da observação da Lua
- 21h12: Lua entra na penumbra
- 22h07: Lua entra na sombra
- 23h11h: Início do eclipse total
Acompanhe o eclipse da lua ao vivo
As previsões exatas só foram possíveis por meio de cálculos matemáticos processados com o Javascript Lunar Eclipse Explorer, programação que foi desenvolvida por Chris O’Byrne e Fred Espenak. Este javascript, pode computar as circunstâncias locais para cada eclipse lunar que possa ser visível em uma determinada cidade para o período de 2000 aC a 3000 dC. Quando foi o último eclipse lunar total visível na Europa? Quando é o próximo eclipse lunar parcial visível a partir de Nova York? Estas e muitas outras perguntas podem ser respondidas facilmente usando a ferramenta online, desenvolvida pela equipe da GSFC.