A hipófise (ou pituitária) é uma glândula localizada na base do cérebro entre os olhos responsável por diversas funções, também conhecida como “glândula mestra”. A glândula é responsável por uma série de hormônios vitais para o organismo do ser humano, responsáveis pelo crescimento, desenvolvimento sexual, volume urinário entre outros.
Função da hipófise
As glândulas adrenais e a tireoide são diretamente afetadas pela hipófise, e através dela várias outras glândulas do nosso corpo são reguladas através de seus sensores.Ela é responsável pela produção de seis hormônios, o que garante o funcionamento de outras glândulas e tecidos do corpo. A hipófise produz os hormônios LH, FSH, Prolactina, ACTH, GH e TSH.
Deficiência hormonal
A falta desses hormônios no organismo é conhecida como hipogonadismo. A deficiência hormonal faz com que o paciente tenha falta de caracteres sexuais femininos ou masculinos, tendo como principais sintomas, mama, pelos em excesso e aumento de testículo e pênis. O diagnóstico da doença só é possível através de exames de sangue, dosagens hormonais e métodos de imagem.
Tipos de tratamento para problemas na hipófise
Alguns casos são tratados através de reposição hormonal de testosterona ou estrogênio/ progesterona. Em pacientes com quadro de tumor, a cirurgia é o meio de tratamento mais indicado. Para tumores produtores de prolactina, mais conhecido como prolactinomas, o tratamento através de medicamentos é o mais indicado, sendo tão eficaz quanto a cirurgia em tumores menores. Por isso, a maioria dos especialistas optam pelo tratamento através de fármacos.
Radioterapia
A radioterapia ajuda em alguns casos para controlar o crescimento de tumores mais agressivos e invasivos. Nos casos onde o paciente necessita do tratamento por radioterapia, a cirurgia não é recomendada, pois não será tão eficaz, obtendo apenas a ressecção parcial do tumor. O tratamento radioterápico pode ser dividido em várias aplicações, entre 20 e 26, ou em uma única aplicação chamada de radiocirurgia.
Doenças da hipófise
- Acromegalia
- Doença de Cushing
- Adenomas hipofisários clinicamente não funcionantes
- Prolactinoma
- Hipopituitarismo
- Hipotireoidismo
- Hipogonadismo
Clínica de cirurgia plástica e endocrinologia em Botafogo
Quando diagnosticada lesão hipofisária assintomática, ou qualquer outro sintoma que caracterize deficiência hormonal da hipófise, procure de imediato um endocrinologista para se consultar, e passar por uma avaliação para que o médico possa indicar o tratamento mais adequado.
Texto escrito com a colaboração do doutor Gabriel Duarte Basílio, cirurgião plástico da Inova, clínica de cirurgia plástica em Botafogo, Rio de Janeiro.