Header ad
Header ad

A importância da fantasia e da brincadeira na educação infantil

Brincadeira educação infantil

A brincadeira é uma importante parte do processo de aprendizado de uma criança. Segundo o dicionário Aurélio, significa divertir-se, recrear-se, entreter-se, distrair-se, folgar”, e também pode ser “entreter-se com jogos infantis”, ou seja, a brincadeira faz parte da vida de todos, adultos e crianças. A brincadeira é fundamental para a nossa construção social. Vamos entender um pouco mais sobre este mundo?

Quando o pequeno ou pequena está brincando, é uma forma que encontra de internalizar certas questões e também de se comunicar com o mundo. E, diversas vezes, é através da brincadeira que a comunicação torna-se mais rica entre pais, filhos e educadores.

A brincadeira também ajuda a na socialização das crianças entre si. Ela aprende desde pequena a respeitar as regras que são combinadas pelo grupo, muitas vezes criadas por elas mesmas. É uma forma lúdica de começar a trabalhar conflitos, diferenças ou mesmo negociação. A criança começa a demostrar suas opiniões e a entender melhor o ponto de vista do amiguinho, dos pais e do educador, que muitas vezes orienta a brincadeira em grupo, quando esta é feita no ambiente escolar.

Brincadeiras e educação infantil

Flávia Reis é pedagoga e diretora da Fura Bolo, creche escola na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Com mais de vinte anos de experiência em educação infantil, ela aponta como a brincadeira é fundamental na vida da criança: “A brincadeira leva a criança a se comunicar melhor, através das trocas recíprocas. Ela ainda se abre para novas regras e propostas a cada novo jogo e é maravilhoso observar como isto enriquece o aprendizado. Ela (a criança) fala melhor e pensa de forma mais complexa”, aponta.

Outros benefícios das brincadeiras na infância

Além da socialização, brincadeira e propostas pedagógicas lúdicas estimulam a imaginação infantil e consequentemente a memória e o pensamento abstrato. Brincar é muito mais do mero entretenimento. Então, é fundamental que pais e educadores repensem a importância e o espaço que a brincadeira ocupa na rotina de crianças.

Que tal deixar o seu filho brincar mais? E com um pouco de imaginação, dos adultos também, tudo pode e deve virar uma brincadeira. Assim vocês estimula seu filho (a) a ler mais e a querer aprender mais. Crianças que se divertem serão adultos criativos e muito mais felizes.

Jornalista engajada na área digital com especialidade em marketing de conteúdo. Amo escrever sobre tudo...

Outras Publicações

SiteLock