A função do nariz é servir como porta de entrada para o ar que chega aos pulmões e oxigena o sangue. Ele realiza também importantes funções, como limpar, aquecer e umidificar o ar inalado.
Como uma espécie de “guardião” dos pulmões, o nariz é equipado com um sistema de defesa que o permite expulsar elementos estranhos do organismo, como poeira ou detritos presentes na atmosfera. Espirros, formação de coriza e irritações são a resposta imunológica natural para que seja feita a remoção do agente nocivo.
As reações orgânicas ligadas ao sistema respiratório, em alguns casos, são exageradas, ao ponto de constituir mais um problema que uma solução. Tratam-se das alergias, um tipo de defesa desproporcional contra microrganismos e elementos estranhos.
Toda alergia é hereditária, ou seja, para ter alergia é necessário que os pais também sejam. Entretanto, nem todos manifestam reações alérgicas, que podem permanecer em incubação e se manifestar tardiamente.
Entre as reações alérgicas ligadas ao nariz, a rinite alérgica é a mais comum, e afeta um em cada 7 indivíduos, e que não deve ser confundida com a sinusite, que é a inflamação dos seios da face.
O que é rinite?
As mucosas presentes no interior das fossas nasais são sensíveis, e ao respirar, podemos inalar substâncias que, ao entrar em contato, podem causar inflamação nelas. As causas são diversas, e vão de infecções a alergias.
Entupimento do nariz, coriza, espirros e irritação no nariz são os sintomas característicos da rinite, que nos casos alérgicos podem causar coceiras na faringe e na região dos olhos.
Uma das principais causas da rinite alérgica é a presença de ácaros, que vivem em ambientes escuros, aquecidos e úmidos. Locais onde há acúmulo de poeira são ideais para a proliferação desses organismos.
Entenda o que é sinusite
Quem explica para o Jornalismo Colaborativo o que é a sinusite, e sua diferença em relação à rinite, é o médico Eduardo Gutierrez, da Axiste, empresa de materiais cirúrgicos no Rio de Janeiro.
Segundo Eduardo, “a sinusite é a inflamação dos seios da face. Como parte do sistema respiratório, os seios da face produzem muco, que comunica-se com o nariz por dutos que fazem com que o nariz receba o muco produzido”.
Portanto, pode-se dizer que a rinite é uma enfermidade que atinge o nariz, com possíveis reflexos na garganta e olhos. Já a sinusite é um problema similar, mas que atinge os seios da face.