Depois de apresentar um artigo científico no INIC, evento organizado pelo IP&D Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Univap, com o apoio do CNPQ, Fapesp e CAPES, Georges Kirsteller Ryoki Inoue, estudante de jornalismo da FCSAC Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação, decidiu desenvolver sua própria aceleradora WebStartup.
O diferencial da WebStartup é não ficar apenas no mundo das ideias. A proposta é receber a semente do Cliente e logo iniciar a plantação, uma vez que temos terreno fértil e ferramentas necessários para cultivar um projeto de startup. – Georges Kirsteller Ryoki Inoue
Na realidade, Georges que já trabalhou em agências e jornais de São Paulo e Santa Catarina, desde cedo passou a colher os frutos de suas primeiras ideias.
Em 2000, 2001, 2002, 2003 e 2004, venceu o iBest. Em 2010 voltou para São José dos Campos, sua Terra Natal, assim que seu pai adoeceu e criou o Selo Editorial Ryoki Produções. Produtora que fundou, tendo publicado mais de 500 livros e que foi destaque na Bienal do Livro em São José dos Campos. Em 2012 foi responsável pelo marketing da Rede Alumni com os sites Quero Bolsa e Quero Estágio.
Em maio de 2014, a Revista Imprensa fez referência ao projeto de Jornalismo Colaborativo, em edição comemorativa de número 300. Leia trecho da reportagem a seguir:
VEIA EMPREENDEDORA
O estudante de jornalismo da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC), do Vale do Paraíba, Georges Kirsteller Ryoki Inoue, analisa o mercado desde 2010. Decidiu, em 2012, desenvolver sua própria incubadora, a WebStartup. Para não perder dinheiro e manter as iniciativas, aproveitou as ocorrências de resultados no Google e ofereceu serviços e publicidade. “Dessa forma, consigo experimentar diferentes nichos. É assim com o Temporada de Inverno, uma revista digital sobre moda, turismo e esportes radicais. Ou ainda, as publicações eletrônicas como o Vale Jornal, Vale Shimbun e Vale Publicar que também se tornaram plataformas sustentáveis de um projeto em early stage sobre jornalismo colaborativo”, completa. A WebStartup já conta com mais de vinte projetos, e, no momento, Georges estuda algumas propostas. “Apesar de contar com colaboradores especializados em diversas formações, incluindo pesquisadores, jornalistas, historiadores, sociólogos e filósofos, o mercado regional ainda mostra certa resistência com este modelo, já que falta mão de obra qualificada para vender publicidade e serviços editoriais”, diz Inoue. (por Gabriela Ferigato, Repórter – Revista Imprensa)
Veja abaixo quais são as startups de conteúdo que fazem parte do Jornalismo Colaborativo:
www.jornalismocolaborativo.com – Site principal de notícias e correspondentes
www.webstartup.com.br – Site Institucional para desenvolvimento de startups
www.valestartup.com.br – Conjunto de startups e projeto de crowdfunding
www.valepublicar.com.br – Site de notícias e publicações online
www.valejornal.com.br – Notícias do Vale do Paraíba
www.valeshimbun.com.br – Notícias da comunidade japonesa
www.valechef.com.br – Notícias, Receitas e Guia de Gastronomia
www.valesjc.com.br – Negócios em São José dos Campos e Região do Vale
www.valeempregar.com.br – Portal de Empregos no Vale
www.valeteatro.com.br – Divulgação e notícias culturais
www.temporadadeinverno.com – Moda, turismo e esportes radicais
www.turol.com.br – Portal de Turismo e Aventura
www.ValeDesigner.com.br – Portfólio e alguns cases
Entre outros…
Georges tem planos e alguns projetos culturais na gaveta que aguardam a hora certa para lançamento. Porém, este jovem de 33 anos afirma que está aberto à propostas de parcerias e investimentos em early-stage.