Header ad
Header ad

Precauções para se tomar em viagens fora de temporada

viajar fora de época

O mês de março marca o fim da alta temporada de turismo. Em 2014, ele também marca o início do ano para os brasileiros, já que o carnaval só passou agora. O que isso significa para quem tem a oportunidade de tirar férias fora de época? Uma viagem tranquila, sem multidões se espremendo para tirar fotos de pontos turísticos, sem filas em restaurantes… E, principalmente, mais barata.

No entanto, nem sempre a alta temporada é definida simplesmente por ser época de férias escolares, ou fim de ano. Cada destino tem suas particularidades. Aqui estão algumas dicas que merecem atenção antes de você embarcar na economia:

1. Cada lugar tem um clima específico que pode influenciar na época de turismo intenso. Certifique-se que o clima não vai atrapalhar sua viagem! Nova Iorque, por exemplo, tem as temperaturas mais baixas no fim do inverno – o que pode ser bem hostil para turistas cariocas, por exemplo.

2. Muitas atrações turísticas aproveitam a baixa temporada para fazer reformas. Não se esqueça de entrar no site das atrações que quiser conhecer para saber a programação delas! O mesmo vale para hotéis e pousadas. O que poderia ser uma viagem romântica a dois acaba se tornando um pesadelo quando o quarto vizinho está em reformas.

3. Vale negociar com donos de pequenos negócios! Conseguiu juntar um grupo grande? Veja que tipo de vantagens você pode ter em troca, como um jantar gratuito no hotel, ou um tour pela cidade… Há muitas possibilidades além de desconto.

4. Aproveite o câmbio fora de temporada e explore as diferentes opções para pagar as despesas no exterior. Uma opção mais segura que dinheiro vivo, por exemplo, é o cartão pré-pago. Desse jeito, você pode aproveitar a viagem sem se assustar com a fatura do cartão no mês seguinte – dica do especialista Newton Mendonça, sócio fundador da Espaço Câmbio. “O grande vilão das compras internacionais é o imposto. Para quem compra com cartão de crédito, não tem jeito, o susto vai acontecer. Além de não cobrar os 6% a mais, o cartão pré-pago não tem limite, pois é recarregável”.

Aproveite a economia para exagerar nas compras! Boa viagem!

Texto gentilmente cedido por Katharina Farina.

Principal site de Jornalismo Colaborativo, destaque no Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXIII / Prêmio Expocom 2016 e referência em startups de jornalismo na 300ª edição da Revista Imprensa em 2014.

Outras Publicações

SiteLock