O carro precisa de condições adequadas para que consiga trafegar sem problemas na estrada. Em dias de chuva, já é possível ver a dificuldade no trânsito. Os motoristas, de forma correta, reduzem bastante à velocidade de seus veículos.
As estradas geladas
Dalton Highway
Localizada no Alaska, essa estrada foi construída em 1970 para apoiar a exploração de petróleo. Ela possui incríveis 667km de comprimento.
A Dalton Highway passa por três povoados e cruza o círculo polar, sendo uma das estradas localizada em um dos lugares mais remotos do mundo. A incrível via desafia seus motoristas com seus buracos e temperaturas árticas.
Transtagarasan
O nome é esquisito, a estrada, mais ainda. A Transtagarasan é a estrada mais alta da Romênia, chegando a 2042 metros.
Inicialmente a construção da via foi para fins militares. Hoje em dia, motoristas podem trafegar livremente nessa estrada onde as temperaturas podem ultrapassar os -27°.
Resolvendo o problema do gelo
Nos países onde é frequente o problema de gelo nas estradas, medidas são tomadas. Uma delas é o uso de tratores para tirar o excesso de neve das ruas. Alternativa também é o despejo de sal nas vias. O motivo disso é que o sal diminui o ponto de fusão do gelo, fazendo com que ele derreta mais rápido.
Segundo Gregory Maitre, sócio fundador da Betuseal, empresa que produz um selante para asfalto capaz de rejuvenescer o aspecto da estrada, não se deve medir esforços para que o motorista trafegue com segurança. “Autoridades não devem medir esforços para garantir a segurança de motoristas. A neve não deve ser pretexto para manter as vias em bom estado. O cuidado tem que ser total.”
E você, se aventuraria em uma estrada dessas?
Texto: Daniel Delfino