O incentivo ao esporte, à cultura, à pesquisa e à inovação tem se tornado uma importante tendência mercadológica, sendo adotado por empresas que buscam não apenas fortalecer sua imagem, mas também contribuir para o desenvolvimento social e econômico.
Causar uma boa impressão como benefício para imagem corporativa alinhados à marca da empresa com valor agregado e ainda gerar compliance em conformidade com a responsabilidade corporativa através de projetos culturais ou esportivos incentivados por mecanismos como a Lei Rouanet, ProAC SP, ISS Rio e a Lei do Esporte, pode ser uma alternativa para iniciativas que surgem das famílias, escolas e comunidades mais carentes e afastadas de regiões com mais oportunidades.
Na realidade esses mecanismos permitem que empresas de todo o país, possam investir recursos em projetos aprovados pelo governo e deduzam parte do valor de seus impostos, enquanto fortalecem práticas de responsabilidade social e ambiental.
A adoção dessa abordagem é impulsionada por consumidores que valorizam marcas com propósito, transparência e impacto social positivo. Além disso, políticas de ESG (ambiental, social e governança) incentivam muitas empresas que buscam financiar projetos culturais e esportivos reforçando o compromisso com o bem-estar social e o desenvolvimento sustentável, pilares fundamentais de um programa de compliance.
A promoção de educação, cultura e inclusão social através da valorização da diversidade e da cidadania e o incentivo à prática de esportes como ferramenta de transformação social também podem ajudar a construir uma reputação positiva, essencial para essas empresas comprometidas com boas práticas.
Empresários e especialistas em Gestão e produção de Projetos Culturais, Recuperação Tributária e Incentivos à PDI (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) descobriram que realizar projetos criativos que agregam valores éticos, ecológicos e culturais podem romper fronteiras.
Um bom exemplo é o Grupo Komedi que desde 1992, entendeu a necessidade do mercado em diversos setores e passou a gerar valor para grandes marcas em todo o território nacional com empresas interessadas na recuperação de tributos e incentivos culturais, tecnológicos e esportivos.
Já mostramos aqui o Projeto “Lixinho ou lixão: todos têm o seu latão” que a Komedi promoveu junto com a Incentivar Produções, patrocinado pela Supergasbras com a realização do Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.
Fotos: Divulgação
Com uma proposta simples o projeto trouxe ecologia e cidadania para cerca de 450 alunos do Ensino Público Fundamental por meio da criação, produção e circulação de peças de teatro infantil, oficinas de artes plásticas com materiais recicláveis e edição e distribuição de livros de literatura infantil. A partir da Lei de Incentivo à Cultura, a IOS Empreendimentos Culturais LTDA, tem conseguido combinar atividades com o objetivo de promover a conscientização ambiental para as crianças, de forma absolutamente gratuita.
Ações como essa ajudam a construir um legado positivo para a sociedade e reforçam a credibilidade das empresas e instituições envolvidas perante stakeholders e órgãos reguladores.
No final, fazer o bem não custa nada se observarmos proporcionalmente o resultado. Então não é apenas sobre querer, mas saber realizar com ética e transparência.
Leia mais em “Ação de cidadania e conscientização ecológica para crianças“.