Ser poliglota é possuir a capacidade de entender e falar outros idiomas. Essa capacidade é primordial para o desenvolvimento de uma almejada carreira de sucesso. Isso ocorre devido ao fato de que conhecer somente o idioma inglês, já não garante mais a possibilidade de ter um bom emprego.
Em dias atuais, quando há vagas disponíveis, várias empresas exigem em seus processos seletivos que o candidato tenha o conhecimento na língua inglesa. Tornou-se, portanto, um requisito básico. Por isso, para apresentar um diferencial é necessário que o candidato demonstre domínio em um terceiro idioma. Mediante isso, surge a necessidade de estudar outras línguas.
Esse fator é conseqüência da globalização, pois as empresas brasileiras fazem muitos contatos com empresas estrangeiras e também pela existência das multinacionais no Brasil.
E ainda, um profissional poliglota pode atuar de várias formas, exercendo o seu conhecimento em outros idiomas em reuniões com acionistas de vários países, na busca por parcerias ou simplesmente por network.
A língua inglesa é tida como uma necessidade básica. Atualmente mais de 550 milhões de pessoas no mundo falam o idioma fluentemente e as maiores potências têm o inglês como língua materna. Já no Brasil, somente 3% dos profissionais têm fluência no idioma inglês.
Além dessa língua, outras também são muito importantes e apresentam uma considerável diferença no decorrer da carreira de um profissional, dentre elas estão, o Francês e o Espanhol. Essas línguas também se encontram em locais estratégicos em se tratando dos mundos dos negócios.
Por essa e outras razões importantes, o Instituto Cultural Brasil Estados Unidos, em São José dos Campos, oferece cursos de variados idiomas para que o aluno possa se tornar um poliglota com eficiência.
Fonte: Vale Empregar / ICBEU