A Brasil em Mente (BEM) é uma organização cultural, sem fins lucrativos registrada no estado de Nova Iorque, sem filiação político-partidária ou religiosa, fundada em 2009 por Felícia Jennings-Winterle. A BEM promove a língua portuguesa e a cultura brasileira entre as famílias multiculturais que vivem no exterior. A Brasil em Mente surgiu do trabalho da Escola Ciranda Cirandinhas que, entre 2009-2014, desenvolveu programas educacionais e culturais pioneiros para crianças e adolescentes na região metropolitana de Nova York.
Com foco de trabalho no ensino, manutenção e promoção da língua portuguesa, incentivando o bilinguismo, especialmente aquele que envolve o português como língua de herança, a Brasil em Mente prorrogou o prazo para o envio de propostas na terceira edição da Conferência Sobre o Ensino, Promoção e Manutenção do PLH.
O estudo sobre o português como língua de herança (PLH) vem ganhando força nos meios acadêmicos e comunitários. A missão de conscientizar sobre a importância de se transmitir essa língua-cultura para as gerações que nascem e vivem em países de outras línguas tem sido a marca da Brasil em Mente e de um crescente coletivo de iniciativas estabelecidas ao redor do mundo.
Por isso a conferência será um momento para repensar sobre as heranças da nossa herança. Quais são as heranças dessa herança que promovemos, ensinamos e buscamos manter? E quais são as suas heranças?
A palavra herança tem inúmeros significados. Pode ser genética e demonstrar como cromossomos dominantes e recessivos formam o fenotipo de cada um de nós – tão diferentes, mas tão semelhantes. Pode ser financeira e se referir às contingências que acabam mudando a vida de quem perde um ente querido, mas que possibilitam repensar nosso lugar no mundo.
Há ainda um aspecto que todos vivemos, tenhamos ou não consciência disso, o da herança cultural, que também pode ser passada de geração a geração. Pensar sobre isso e perceber em que dimensão os falantes do português no mundo podem se fortalecer e se empoderar pelo efetivo abraço desse repertório é primordial para esta edição da Conferência Sobre o Ensino, Promoção e Manutenção do PLH.
A data da conferência é próxima a do dia do PLH (16 de maio) para que comemoremos juntos essa área de estudo fascinante e pensemos em propostas concretas que alavanquem nosso movimento de promoção do português como língua de herança (PLH).
Temáticas em Foco
- Políticas linguísticas que incorporam a manutenção e a celebração das línguas maternas e de herança;
- Identidade e diferença;
- Culturas indígenas;
- Manifestações indígenas na cultura brasileira;
- Culturas africanas;
- Manifestações africanas na cultura brasileira;
- Imigração;
- Manifestações da imigração na cultura brasileira;
- Folclore;
- Cultura tradicional da infância;
- Influências de outras línguas e culturas nas sociedades de língua portuguesa;
- Formas pedagógicas que incorporam a língua e cultura local no ensino e manutenção da língua e cultura de herança.
Outras temáticas poderão ser enviadas e serão aceitas mediante análise da comissão organizadora da conferência. Saiba mais no site da BEM – Brasil em Mente.