Header ad
Header ad
Diferentes páscoas e um único sentido

Diferentes páscoas e um único sentido

A Páscoa, nos Estados Unidos, mais conhecida por Easter, é comemorada no mesmo dia que no Brasil, que neste ano, será em 16 de abril. Porém, essa é, basicamente, a única semelhança na celebração da data entre os dois países. Se aqui, durante todo o mês que antecede o evento, vemos sempre as prateleiras e corredores dos supermercados abarrotados de ovos de chocolate, por lá as coisas são bem diferentes!

A primeira diferença é que aparecem pequenas referências nas seções de cartões e, posteriormente, uma plaquinha no alto de um mercado, onde estão, alguns coelhinhos de pelúcia, cestas de várias cores para fazer a ‘EasterEgg Hunt‘ e ovinhos de plástico para colocar brindes, entretanto nada de ovos doces comestíveis. A grande diversão para a criançada no domingo de Páscoa é acordar cedo, pegar a cestinha, sair para o jardim e começar a caçar os ovos, que normalmente são cozidos e decorados.

Para as demais faixas etárias, a alegria é garantida por desfiles que são realizados em algumas cidades, como Nova York, onde pessoas se vestem de coelho. Nas igrejas, são realizadas missas para relembrar o verdadeiro sentido da páscoa: a ressurreição de Jesus Cristo.

Os estadunidenses também praticam uma quaresma de jejum e, nesta data, a alimentação é bastante variada. Algumas famílias priorizam o peru, enquanto outras preferem pratos rápidos, como pizza.

Mas não há nenhum tipo de doce? Claro que sim! O famoso marshmallow ganha ênfase, eventualmente, surgem pequenos coelhos de chocolate.

Do mesmo jeito que no Halloween, as casas são decoradas, porém, na ocasião, com bichinhos bem mais fofos e amigáveis.

Por ser feriado religioso, em algumas cidades, no domingo de Páscoa e em respeito ao significado da data, shoppings, mercados e lojas de departamento não abrem.

Todos os anos, em São José dos Campos, interior de São Paulo, o Instituto Cultural Brasil Estados Unidos, desenvolve atividades que valorizam essa tradição.


Fonte: Vale Chef

Principal site de Jornalismo Colaborativo, destaque no Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXIII / Prêmio Expocom 2016 e referência em startups de jornalismo na 300ª edição da Revista Imprensa em 2014.

Outras Publicações

SiteLock