Header ad
Header ad

Moda Outono Inverno 2011

São Paulo – A ditadura da tendência está em queda, mas nem por isso os elementos comuns entre os desfiles, cada um no seu estilo, deixam de aparecer. Com trabalhos voltados para públicos específicos, muitas grifes recorrem a diferentes referências (muitas delas de fora do Brasil) para montar suas coleções, mas acabam coincidindo em alguns aspectos, sem serem homogêneas.

De acordo com Lorenzo Merlino, estilista e professor da Escola São Paulo, até agora, a estrela do Fashion Rio – Inverno 2012 foi a Maria Bonita Extra, com uma coleção bem trabalhada e uma visão correta sobre seu público-alvo. O coordenador do curso de Negócios da Moda da Universidade Anhembi Morumbi, Emerson Otsuka, chamou a atenção para a modelagem da Melk-Z e para os tricots da Coven.

Confira a seguir o que essas e outras marcas levaram às passarelas e que pode chegar às lojas no próximo inverno.

Comprimento midi e curto: Elemento já usado no verão, o comprimento midi (até a região das canelas) parece continuar no próximo inverno, segundo Merlino. “Agora também teve mais peças curtas do que nas temporadas passadas”, disse.

Muitas estampas: Padrões geométricos ou estampas com motivos grandes também apareceram em várias coleções do Fashion Rio e devem ir para as vitrines, de acordo com o estilista e professor da Escola São Paulo.

Texturas: Segundo Emerson Otsuka, as texturas, tanto nos tecidos quanto nos tricôs, estiveram presentes em vários desfiles. “Muitas marcas apostaram fortemente, outras pontuaram”, afirma.

Cores: Marrom parece vir para ficar, segundo Otsuka, já que tons dessa cor – variando entre o claro e o escuro – surgiram em todas as coleções até agora.

Formas: Apesar de as grifes terem apresentado muitas peças em formas variadas, a cintura marcada e as saias godês foram bastante recorrentes e indicam tendência para a próxima estação, de acordo com Otsuka. “A calça tipo pijama, que já havia dado entrada na estação anterior, continua nessa estação. Muitas marcas deram destaque aos ombros estruturados e golas”, afirma.

FONTE: Exame, Abril

Principal site de Jornalismo Colaborativo, destaque no Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXIII / Prêmio Expocom 2016 e referência em startups de jornalismo na 300ª edição da Revista Imprensa em 2014.

Outras Publicações

SiteLock