Postura incorreta e repetições constantes do mesmo movimento são praticamente sinônimos de ser um trabalhador. Lesões por esforço repetitivo, distúrbios osteomusculares e cansaço psicológico são os principais sintomas que podem aparecer em alguém que está sob constante estresse no trabalho.
Para combater essas lesões aos seus funcionários, diversas empresas estão investindo em ginástica laboral. Mas o que é ginástica laboral?
Ginástica Laboral: Explicando o conceito
A ginástica laboral busca reeducar a postura de seus funcionários e aliviar seu estresse. Sua técnica tem como finalidade utilizar atividades físicas para promover a saúde e a prevenção de doenças por esforço repetitivo no ambiente de trabalho.
O conjunto de práticas foi elaborado para compensar as estruturas do corpo que são mais utilizadas durante o seu trabalho, e são pensadas especificamente para cada tipo de emprego.
Benefícios para os funcionários
Para explicarmos os benefícios que a ginástica laboral traz para os funcionários de uma empresa, temos que pensar em qual tipo de trabalho a pessoa realiza.
Se for um trabalho um pouco mais braçal, por exemplo, alguém que trabalhe em uma linha de montagem, terá que fazer exercícios físicos específicos para o grupo muscular mais utilizado, para assim evitar qualquer tipo de lesão por super utilização. Para funcionários de um escritório, a maioria dos problemas está relacionada à postura ou visão, então as atividades terão que ser um pouco diferentes.
Se os exercícios forem pensados corretamente para cada tipo de trabalho, como explicamos acima, os benefícios podem ser:
- Alívio do estresse
- Melhora da postura do corpo
- Melhora da saúde
- Diminuição do sedentarismo
- Diminuição das tensões adquiridas no trabalho
- Prevenção de lesões
- Prevenção de doenças causadas por trauma cumulativo
- Aumento da motivação
Benefícios para a empresa
Engana-se quem acha que os únicos beneficiados são os funcionários. A empresa também terá diversos tipos de melhorias graças à prática da ginástica laboral. São eles:
- Diminuição dos índices de acidentes de trabalho e absenteísmo
- Estimulação do trabalho em equipe
- Melhora na produtividade
- Prevenção da fadiga muscular e lesões ocupacionais
O seu trabalho já começou um programa de ginástica laboral? Se não, mostre para eles os benefícios que podem ter e peça para que comecem logo. Vai fazer muito bem para a sua saúde e você vai trabalhar bem mais disposto!