Em um contexto de redes sociais, em que a velocidade, simplicidade e baixo custo permitem que um não-fato seja veiculado e difundido amplamente, o jornalismo se vê constantemente confrontado pelas fake-news e pela pós-verdade.
Para evitar que, meramente, se coloque no papel de vítima, é necessário que o jornalista entenda como as notícias falsas competem em engajamento com as verdadeiras. Nesse sentido, a Jornalismo Júnior e a Tapera Taperá promovem um evento onde se pretende esmiuçar o atual cenário e discutir as melhores formas de combatê-lo, como por meio do fact checking. Venha conversar conosco no É Tudo Mentira: fake news e pós-verdade! Para compor nossa mesa de debate, teremos:
Bárbara Libório (Jornalista de investigação e dados da Istoé e colaboradora do Aos Fatos)
Marco Túlio Pires (Representante do Google News Lab)
Patrícia Figueiredo (Representante da Truco, agência de checagem da Pública)
Ivan Paganotti (Doutor de Ciência da Comunicação)
PROGRAME-SE!
O evento será no sábado a partir das 14hs até 16hs no Tapera Taperá, Av. São Luiz, 187, 2º andar, loja 29 – Galeria Metropole, 01046-001 São Paulo.
A Jornalismo Júnior é a caçula das empresas juniores da Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA-USP) e foi fundada em maio de 2004. Pioneira no ramo jornalístico dentro do Movimento Empresa Júnior (MEJ), foi criada para possibilitar a prática profissional dos alunos, conciliando e expandindo aspectos vistos em sala de aula. Também chamada de J. Júnior, a empresa trabalha em três vertentes: produção de conteúdo para diversas plataformas, assessoria de imprensa e comunicação integrada, que inclui planos de comunicação para eventos e empresas.
A entrada é gratuita e não é necessário fazer inscrições. Então você não tem desculpa! Contamos com sua presença!
Fonte: Tapera Taperá e Jornalismo Júnior (ECA)