Um dos obstáculos que profissionais que desenvolvem marketing de conteúdo enfrentam é a crença, por parte de alguns clientes, de que manter um blog é algo supérfluo ou mesmo fácil de ser criado e gerenciado. Até por não compreenderem bem os mecanismos que levam um site a aparecer bem na busca, tratam da questão com exagerado ceticismo, que se exacerba principalmente quando se fala do custo envolvido.
Como fazer o cliente captar a importância do SEO?
Quem trabalha com marketing digital certamente já se deparou com situações em que precisou de muita argumentação para convencer um possível cliente sobre a necessidade de uma estratégia de conteúdo. Em muitos casos, não adianta mostrar dados estatísticos, ou dizer que o e-commerce já superou o varejo físico em volume de vendas. É um trabalho de convencimento que exige paciência e que pode demandar muito tempo, até que o cliente se convença de que é realmente necessária uma estrutura por trás de um negócio bem sucedido na internet.
A montagem do site, o início de tudo
Em muitos casos, há quem acredite que um site bem elaborado é aquele que não tem textos, ou nos quais os textos ocupam o mínimo de espaço. Trata-se de um dos mais comuns enganos cometidos ao se colocar um site no ar, que só vai fazer perder tempo e dinheiro. Já há muito tempo que sites sem nenhum tipo de texto (ou com o mínimo), exibições em flash ou apenas slides são jogados para escanteio na busca do Google. Hoje, é mais do que necessário ter muito texto em um site, até porque o Google ainda não é capaz de interpretar imagens por si só.
Por isso, se você planeja colocar seu negócio na web, é imprescindível contar com profissionais de SEO qualificados e contratar um agência de marketing digital sintonizada com as últimas tendências em arquitetura da informação, design e conteúdo. Na web, nada se perde, quando feito com inteligência e de acordo com os parâmetros certos.