Header ad
Header ad

Agosto Azul promove ações a favor da saúde do homem em todo Brasil

Agosto azul

A exemplo do Outubro Rosa, em que reserva-se o mês de outubro para ações visando conscientizar e alertar as mulheres para os riscos do câncer de mama e para a realização de exames preventivos, agosto foi o mês dedicado à saúde do homem. Em todo país, diversos órgãos públicos, entidades privadas, ONG’s ou mesmo iniciativas individuais procuraram chamar a atenção dos brasileiros para as múltiplas questões envolvendo a saúde masculina.

Em Curitiba, o governo estadual promoveu uma caminhada no centro da metrópole paranaense, com o objetivo de dar visibilidade ao tema perante a população. Esta foi uma das muitas iniciativas na cidade modelo e em todo Paraná, que ao longo do mês de agosto realizou palestras, debates com especialistas e ações de caráter educacional.

Outra interessante iniciativa foi tomada em Sorocaba, interior paulista. O Ônibus do Homem percorreu a cidade disponibilizando exames gratuitos de HIV, sífilis e teste de PSA, para detecção de câncer prostático. A exemplo dos paulistas, os capixabas também aderiram às campanhas de conscientização, com exames gratuitos feitos na capital Vitória.

Câncer de próstata é o alvo principal

Agosto Azul

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. O INCA, Instituto Nacional do Câncer, estima que até o final de 2015 serão diagnosticados mais de 68 mil novos casos da doença. Segundo o urologista Luiz Westin, da Vivace, clínica de urologia no Rio de Janeiro, “embora fatores como predisposição genética, alimentação, tabagismo e alcoolismo possam aumentar as chances de desenvolver a doença independentemente da idade, esta é uma patologia mais comum em idosos, que respondem por mais da metade dos casos diagnosticados”.

Por atingir principalmente homens de idade mais avançada, é fundamental a realização de exames preventivos pelo menos uma vez ao ano a partir dos 40 anos. As chances de cura são grandes quando o câncer é diagnosticado precocemente, por isso recomenda-se ir ao urologista com regularidade para exames de toque retal ou de PSA.

Jornalista engajada na área digital com especialidade em marketing de conteúdo. Amo escrever sobre tudo...

Outras Publicações

SiteLock