Header ad
Header ad
Consequências geradas pelo isolamento social à sociedade

Consequências geradas pelo isolamento social à sociedade

por Doralice Oliveira

Em situações emergenciais, o isolamento social pode ser causado por motivos interiores e exteriores, é o ato de separar o indivíduo ou grupo do convívio com o restante da sociedade. Por mérito disso, os entraves de suas consequências são o desequilíbrio financeiro do país e da população, em consonância com o aumento de casos de pessoas com depressão. Em suma, para que o enredo tenha menor impacto à sociedade, é preciso ações entre o Ministério da Educação (MEC), Ministério da Saúde (MS) e os alunos. Deveras é essencial apresentar as principais repercussões que progridem esse cenário.

Para uma primeira análise, o isolamento social, por exemplo de uma pandemia, imposto a toda sociedade no mundo, pode desenvolver uma crise econômica, visto que, a população para de circular e consumir, como também vários comércios e prestadores de serviços deixam de funcionar, refletindo nas quedas das vendas e arrecadações. Por analogia, o cientista Isaac Newton dizia “toda ação tem uma reação oposta, ou de igual intensidade”, pois a quebra do isolamento ou a não existência da mesma, haverá efeitos devastadores. Logo, esse impacto afeta diretamente os setores que mais empregam no país, ou seja, há um aumento no número de desemprego, falência de empresas e o declínio do fundo monetário.

Ademais, vale ressaltar, que esse isolamento coletivo afasta as pessoas voluntariamente ou não das atividades sociais e familiares, agravando os casos de depressão, ansiedade e nervosismo, bem como, o excesso de informações nocivas, adquiridas durante o período de colapso. Para ilustrar, a música “Let her go” do Passenger, descreve que o ser humano só precisa da luz quando escurece, em outras palavras aprendemos a importância do abraço, do amor quando não podemos vê-las ou abraça-las. Dessa forma, é notório que esse caos agrava o sentimento de afeto, haja vista que os humanos são resultados de vivência e pensamentos coletivos e esse tipo de distanciamento pode gerar pensamentos e atitudes autodestrutivas.

Deve-se constatar, portanto, que medidas são necessárias para amenizar amenizarem as causas geradas pelo isolamento social. Para isso, o MEC e o MS devem promover projetos educacionais, por meio de palestras, campanhas de engajamento e capacitar professores a debaterem, desde a educação básica, com os alunos sobre as medidas profiláticas, e também, sobre os resultados desse conjunto de problemas. Tal intuito, visa a criação de um juízo de valor, lucidez e desenvolvimento de pessoas preparadas para o exercício da cidadania com a finalidade de diminuir o índice dessa problemática. Assim, haverá maiores chances de alcançar uma sociedade legítima, pragmática e plural.

 


Doralice Oliveira, é aluna do curso online de redação da Escola Contexto Franca há 2 anos. No ano passado a aluna conseguiu 960 pontos na redação do Enem. Como ela almeja entrar no curso de medicina, continua aproveitando as Aulas de Redação Online para manter a pontuação ou ainda subir a nota.

Ela aceitou o desafio proposto pela Contexto e pelo JornalismoColaborativo.com de fazer uma redação sobre o tema “Consequências geradas pelo isolamento social à sociedade”.

Parabéns Doralice, por ter aceito esse desafio!

Formada em Letras e Mestranda em Linguística pela Unifran, professora na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. É também professora de redação da Contexto - Cursos Preparatórios e Idiomas.

Outras Publicações

SiteLock