O ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, é uma prova aplicada desde 1998, sendo modificada em 2009 para os moldes atuais e avalia o desempenho dos alunos que estão terminando ou já concluíram o ensino médio. Além de avaliar a qualidade do ensino, sua nota vale como critério para conseguir bolsas de estudo em cursos superiores particulares através do PROUNI, como meio de acesso a cursos em universidades públicas que optem pelo SISU ou para conseguir financiar seus estudos pelo FIES.
O ENEM também pode te levar para fora do país. Graduandos inscritos no Programa Ciências sem Fronteiras também são escolhidos através de suas colocações no teste.
Uma curiosidade é que o ENEM é o segundo maior exame do mundo, só perdendo para o exame de admissão para o ensino superior chinês. Para esse ano, espera-se mais de nove milhões de inscritos.
Os testes são divididos em duas fases, onde são avaliados os conhecimentos sobre:
- Ciências da natureza e suas tecnologias – Questões sobre Biologia, Física e Química aparecem nessa categoria.
- Ciências Humanas e suas Tecnologias – É onde você mostra seus conhecimentos sobre História, Geografia, Filosofia e Sociologia
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Aqui, os assuntos são Língua portuguesa, Literatura, Língua estrangeira (Espanhol ou Inglês), Artes, Educação Física e Tecnologias da informação e Comunicação
- Matemática e suas Tecnologias – As temidas questões de Matemática
- Redação – A redação é a nota de maior peso no ENEM. Deve ser dissertativa-argumentativa e o assunto varia ano a ano, sempre abordando temas atuais. Ou seja, mantenha-se atualizado para conseguir uma boa colocação!
Ainda não foram divulgadas datas para inscrições esse ano, mas geralmente acontecem no final do primeiro semestre, fique atento.
Ah, e quiser saber mais sobre o PROUNI, SISU e FIES, continue a nos acompanhar!
FONTE: Blog do Quero Bolsa