O primeiro simpósio a tratar do Jornalismo Colaborativo, um dos assuntos mais discutidos no meio da comunicação reunirá, em Nova Jersey, jornalistas, editores, executivos de mídia e profissionais especializados para discutir como a colaboração pode produzir um jornalismo mais significativo e um melhor envolvimento da comunidade. Serão apresentados também modelos de negócios mais sustentáveis que possuem a capacidade de reconstruir a confiança da sociedade.
Estão previstas interações colaborativas durante o evento com a intenção de motivar a platéia a questionar as pessoas no palco a por meio de ferramentas em tempo real, além de serem destacados casos e vozes como Martha Hamilton, editora do projeto Panama Papers no International Consortium of Investigative Journalists. Ela será a responsável em abrir o evento com outros palestrantes que incluem Scott Klein da ProPublica, Electionland, WNYC, New America Media, o Centro de Informação Investigativa, a Detroit Journalism Cooperative e a NC Newsroom Cooperative. Heather Bryant, Knight Fellow de Stanford e outros convidados também estarão no Collaborative Journalism Summit.
Palestrantes
A cúpula colaborativa de jornalismo busca reunir organizações de jornalismo do mundo todo para discutir o papel da colaboração no ambiente de mídia contemporânea, analisar estudos de caso, aprender as melhores práticas, discutir lições aprendidas e a criação de networking.
Após o encerramento do simpósio, no modo “unconference”, os participantes serão convidados para escrever e publicar em um quadro branco gigante. De acordo com a organização, estão programadas seis sessões durante a manhã de sexta-feira.
Para ingressos e maiores informações sobre o Collaborative Journalism Summit acesse a página oficial do evento em www.collaborativejournalism.org
Além das pesquisas que definem e comparam diferentes modelos e métodos de colaboração que serão apresentados durantes os dias 4 e 5 de maio, na segunda-feira (08/05), o Paley Center for Media, Columbia Journalism e a Fundação Knight, apresentam “The Future of Local News: Trust, Truth and the Bottom Line” em Nova Iorque.