O movimento quacre desenvolveu-se na Inglaterra, no Século XVII. Atualmente, a maioria de seus seguidores vive nos E.U.A. O fato do primeiro líder religioso dizer aos fiéis para tremerem diante de Deus gerou o nome Quakers (tremedores). Com a inexistência de sacramentos, os Quakers permanecem em silêncio nos cultos, aguardando uma iluminação proveniente do Espírito Santo a respeito do que dizer.
Nesta religião há a crença na possibilidade de uma comunicação direta com Deus. George Fox foi o fundador desta organização religiosa, na Inglaterra do século XVII. Sua experiência levou-o a testemunhar o que chamou de luz interior de Cristo e que está nos corações das pessoas comuns. Aqueles que seguem essa luz interior são considerados verdadeiramente espirituais e seguidores da vontade de Deus. Fox começou a pregar em 1647 e atraiu numerosos seguidores durante o período de revolução social e política na Inglaterra. Há importantes grupos quacres na Inglaterra e no Quênia e grupos menores em outras partes do mundo. Os quacres tornaram-se conhecidos por suas atividades humanitárias. Rejeitam a guerra e enfatizam a educação pacifista.
Foram pioneiros na remoção de barreiras para a igualdade racial e encontram-se entre os líderes dos movimentos pela reforma das prisões e por um tratamento humano dos pacientes mentais, na América do Norte. Muitos judeus aderiram aos quacres, graças à liberdade religiosa pregada por estes. Em 1682, um quacre, William Penn, fundou a colônia da Pensilvânia, como um refúgio para os quacres ingleses que, devido às perseguições, exercida por puritanos radicais das colônias inglesas, queriam emigrar para o Novo Mundo. Penn deu à colônia uma constituição que foi um modelo para a salvaguarda das liberdades religiosas.
Continue lendo:
- A Religiosidade
- A Bíblia
- Cristianismo
- Catolicismo
- Protestantismo
- Judaismo
- Islamismo
- Hinduismo
- Budismo
- Espiritismo
- Ubanda