Header ad
Header ad

Tudo o que você precisa saber sobre a osteoporose

Osteoporose prevenção

Uma das doenças mais silenciosas que existe e que pode trazer problemas devastadores aos ossos é a osteoporose. Com a alimentação deficiente e hábitos não saudáveis, a osteoporose progride de maneira silenciosa e agressiva, principalmente as mulheres, que são as mais suscetíveis à doença. São mais de 10 milhões de brasileiros com a doença, sendo que mais de 75% das pessoas descobre ser osteoporótico após a primeira fratura.
A doença se configura como a perda de massa óssea, que vai enfraquecendo os ossos de maneira silenciosa, até que em situações cotidianas, podem ocorrer as fraturas. As fraturas de quadril e fêmur são as mais comuns quando se fala neste mal que tende a crescer, principalmente pelo envelhecimento da população. Se comparar o ano de 1950 com as estimativas para 2050, o crescimento no número de casos pode atingir 400% de aumento.

Fraturas decorrentes da osteoporose são causa de mortalidade de idosos

Uma das mais sérias consequências da osteoporose, é que ela causa fraturas e debilidade óssea, principalmente na fase idosa da vida, e causa até mortalidade de pessoas. Uma em cada três pessoas pode apresentar complicações que podem causar a morte. Nas mulheres, há um imaginário que só se deve preocupar com isso após a menopausa. Isso não é verdade. O controle deve ser anterior.
Além da exposição controlada ao sol e alimentação com doses adequadas de cálcio e vitamina D, os exercícios físicos são fundamentais. Segundo Renato Bastos da Orto Center, clínica ortopédica em Jacarepaguá, Rio de Janeiro, eles são fundamentais pois “exercício físico diário reduz muito a chance de ter a doença, além de contribuir para a melhoria de outras funções”. A osteoporose deve ser evitada com hábitos saudáveis desde sempre. Zele pela saúde de seus ossos, procure um médico o quanto antes e faça uma avaliação. Exames como a densitometria óssea ajudam a dar um diagnóstico preciso, aumentando as chances de recuperação.

Jornalista engajada na área digital com especialidade em marketing de conteúdo. Amo escrever sobre tudo...

Outras Publicações

SiteLock