Header ad
Header ad
“Rackear” Brasília é solução para inovar o país

“Rackear” Brasília é solução para inovar o país

Eles se reúnem todas as quartas-feiras para discutir, propor e aplicar projetos que tenham impacto positivo na sociedade. Com um modelo eficaz de engajamento e coletividade no desenvolvimento de soluções para as novas cidades, especialistas e curiosos ávidos pelo conhecimento técnico e científico buscam maneiras de “Hackearem Brasília”, mas isso no bom sentido, é claro!

Code for Brasília, com o apoio do Instituto Illuminante tem buscado ampliar a sua rede de colaboradores com o compartilhamento de métodos e tecnologias que criam oportunidades e possibilitam a abertura de novos canais para os cidadãos, permitindo participarem de forma mais significativa na esfera pública e ainda ter um impacto positivo em suas comunidades.

Trata-se, portanto, de um movimento que consegue transformar ideias efetivamente necessárias, a partir de métodos orientados à dados interativos e centrados no usuário. Tal iniciativa foi determinante para o surgimento do Code For All, em que todos os parceiros podem criar interfaces digitais para o governo de forma simples, elegantes e fáceis de usar, podendo fazer isso muito mais rápido e com menor custo do que por meio dos canais tradicionais.

githubPara Hackear Brasília

No Code For Brasília, todas as ferramentas digitais são gratuitas e de código aberto. Além disso, os projetos que estão sendo desenvolvidos podem ser acessados e receberem contribuições pelo GitHub.

slackCanais de Inovação e Colaboração Científica

O Code For Brasília tem um Canal Oficial no Slack e ainda um Grupo e um Fórum no Instituto Illuminante onde os membros são encorajados a compartilhar ativamente documentos e dados para a reutilização de todas as ferramentas, programas e processos e ainda poderem acompanhar outras novidades do movimento como meetings, hackethons e outras informações sobre inovação e desenvolvimento de soluções digitais.

eventosPara Acompanhar e Participar da Inovação no Brasil

Acompanhe e compartilhe os eventos promovidos pelo Instituto Iluminante e os encontros de desenvolvimentos e definições estratégicas do Code For Brasilia. Acesse o calendário de eventos. Inscreva-se no Open Brasil Brigade Meetup!

sugiraprojetoSugira Novos Projetos – Proponha uma nova ideia de projeto a ser desenvolvida pelo Code for Brasilia.

candidate-seCandidate-se no #CodeForBrasilia – Faça parte da equipe principal que tornará um projeto realidade.

financieFinancie e Apoie um Projeto – Demonstre seu apoio para que o projeto funcione a todo vapor.


Terça da Inovação

A Terça de Inovação é um evento mensal de apresentação e discussão sobre temas de interesse da comunidade relacionados à inovação e criação de empresas. Realizado há mais de um ano, tem como objetivos: multiplicar o conhecimento e informações para a sociedade, incentivar ideias e projetos para o desenvolvimento da cidade e incrementar o networking entre atores interessados por inovação.

logojcParcerias de Conteúdo

O Instituto Illuminante em parceria com o a rede de Jornalismo Colaborativo está criando um novo canal participativo para profissionais da comunicação e especialista em inovação poderem juntos mobilizarem a sociedade para uma nova transformação social

illuminante

Instituto Illuminante

Os Illuminantes representam um grupo que além de desenvolver soluções criativas para melhorar os serviços das nossas cidades, também contribuem divulgando a inovação no país. Eles acreditam que a sociedade é capaz de resolver os seus próprios problemas, mas para isso é preciso lhe dar o espaço, a voz e o apoio necessários.

Para o Instituto Illuminante, é dever civil ajudar a construir um ecossistema inovador e com oportunidade para todos, com a premissa de fomentar uma comunidade global, alavancando o conhecimento e os recursos de cada Illuminante.

Ideias inovadoras nascem a partir da criatividade dos jovens, da experiência dos trabalhadores além dos resultados de pesquisas acadêmicas. Juntar esses três segmentos sociais em projetos de interesses comuns é o principal desafio do Instituto.

Paulo Rogério Foina é físico, doutor em computação, professor e coordenador de cursos do UniCEUB, consultor do Instituto de Pesquisas Eldorado e diretor executivo do Instituto illuminante de inovação.

Outras Publicações

SiteLock