Header ad
Header ad

Aprenda a fazer gestão do tempo, e amplie seus horizontes

gestão de tempo

A informação instantânea, compreendida no fluxo de notícias e conteúdos – sem entrar no mérito da qualidade – na internet, e replicados em mídias como TV, rádio e impressos, seguramente traz consigo uma avalanche de dados para a qual nós ainda não estamos preparados.

Isto significa que, ao contrário do que os mass media podem nos fazer acreditar, não devemos nem precisamos assimilar absolutamente tudo que nos é passado. Pelo contrário, com a informação chegando cada vez mais veloz e abundante, faz-se necessário desenvolver nossa capacidade crítica, para saber escolher o que realmente importa e fará diferença em nosso cotidiano.

Esse é um dos aspectos de uma das questões que mais vem preocupando profissionais de todas as categorias, a gestão do tempo. Na verdade, se todos fizéssemos uma avaliação criteriosa sobre como dividimos o tempo ao longo do dia, perceberemos que o que falta não é tempo, mas estabelecer prioridades.

Definir o que é importante é o primeiro passo

Evidentemente existem pessoas que têm de fato rotinas mais cheias do que outras, e para essas o estabelecimento de prioridades torna-se ainda mais importante. Quando não se encontra tempo para mais nada, o próprio crescimento profissional fica comprometido, já que parece impossível encontrar tempo para aprender coisas novas, desenvolver a leitura ou fazer cursos.

Portanto, não é difícil concluir que o mau gerenciamento do tempo, em longo prazo, pode aumentar ainda mais os prejuízos percebidos com a suposta falta de espaço na agenda.

Donato Mingarelli, da Cezanne, empresa que desenvolve software de gestão de tempo, confirma que estabelecer prioridades pode fazer a diferença “para muitas pessoas, falta serenidade para lidar com uma verdadeira avalanche de informação e demandas. Por isso, a consultoria que prestamos junto com a aquisição do nosso produto tem como objetivo diminuir a ansiedade e esse sentimento de urgência, com base numa verdadeira reorganização de prioridades”.

Não apenas em empresas, mas para todos os setores da vida, a gestão do tempo significa não apenas ter tempo para fazer coisas, mas uma verdadeira mudança de estilo de vida, que abrange todos os aspectos de convivência de forma integrada.

Jornalista engajada na área digital com especialidade em marketing de conteúdo. Amo escrever sobre tudo...

Outras Publicações

SiteLock