Header ad
Header ad

Dia Mundial Contra o Câncer: o que você sabe sobre essa silenciosa doença?

No último dia 4 de fevereiro foi comemorado o “Dia Mundial Contra o Câncer”. A data é uma oportunidade para mostrar as diversas soluções para controle desta tão silenciosa doença. Também é um momento para relembrar de que a prevenção está ao nosso alcance.

Em alguns casos, o câncer pode ser prevenido através da redução de consumo de álcool e do tabaco, por meio de dietas mais saudáveis e do aumento de atividades físicas. Com essas medidas, o risco de contrair cânceres como o de pulmão diminui significativamente.

Entretanto, existem alguns outros que são de ordem hereditária ou devido à predisposição do paciente à doença. Assim, a prevenção é quase impossível, portanto, é necessário que se faça o acompanhamento médico regularmente, mesmo que o corpo não dê sinais de que as coisas não vão bem.

Infelizmente, o número de homens que se consultam com frequência ainda é muito baixo e, existem vários tipos de câncer que se manifestam exclusivamente em pessoas do sexo masculino, como o câncer de próstata. A saúde do homem ainda é motivo de tabus e preconceitos, em pleno século XXI.

O que é o câncer de próstata?

Esse câncer é o segundo mais frequente nos homens – ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma – e ainda há uma grande incidência de mortes em decorrência da doença. O Dr. Paulo Salustiano, urologista em Ipanema e especialista no assunto, explica: “A próstata é um órgão que faz parte do aparelho reprodutor masculino e produz parte do líquido que forma o sêmen. As glândulas que o produz são chamadas de ácinos, que nutrem e preservam a integridade dos espermatozoides”.

A transformação das células dos ácinos é o que causa o câncer de próstata. “Essas células se proliferam de forma anormal e invadem o órgão, podendo circular pelo corpo e produzir tumores também em outros órgãos (processo conhecido como metástase)”, corrobora o doutor Paulo.

Como detectar

Não há como prevenir o câncer de próstata, mas é possível detectá-lo precocemente, através de exames regulares como o de toque retal e o que mede o nível de PSA (antígeno prostático específico) no sangue.

A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) determina que homens a partir dos 50 anos de idade (ou acima dos 45 anos, no caso dos afrodescendentes) devem fazer o exame de toque pelo menos uma vez por ano.

O exame é bem simples, rápido, indolor e consiste num toque com o indicador na região do reto, em que o urologista poderá notar se há diferença no seu tamanho ou algum nódulo.

Não se leve pelo preconceito

Uma pesquisa do Instituto Nacional do Câncer (INCA), de 2012, estimou que ocorreram 60.180 casos de câncer de próstata naquele ano, com maior incidência na região Sudeste do Brasil. Por isso, é importante que os homens tenham consciência de que os exames de rotina são essenciais.

“O preconceito contra o exame do toque também é um dos maiores motivos para o alto índice de mortes em virtude do câncer de próstata. O exame não afeta a masculinidade, pelo contrário, homem bem resolvido é homem com saúde”, finaliza o doutor Salustiano.

Jornalista engajada na área digital com especialidade em marketing de conteúdo. Amo escrever sobre tudo...

Outras Publicações

SiteLock