Header ad
Header ad

Diabetes e suas complicações para a saúde sexual masculina

Diabetes disfunção erétil

Caracterizado pelos níveis elevados de açúcar na corrente sanguínea, o diabetes pode ser causado por diversos fatores. Alimentação desregrada, excesso de açúcar na alimentação e sedentarismo são fatores de risco, embora o principal seja a predisposição genética. O aumento da glicose no sangue ocorre graças à produção insuficiente do hormônio insulina, secretado no pâncreas.

Quando nos alimentamos, o açúcar ingerido, antes de entrar na corrente sanguínea na forma de glicose para suprir todo o organismo, deve ser compensado, para que não circule em excesso. É a insulina que promove esse balanço, retirando do sangue o excedente, garantindo níveis adequados de glicose.

Quando esse mecanismo falha a taxa de açúcar nas artérias não é controlado, dando origem a uma série de problemas. As principais complicações causadas pelo diabetes envolvem o sistema circulatório e nervoso, rins, coração e olhos. Para os homens, uma possível consequência do açúcar no sangue sem controle é a disfunção erétil.

Por que o diabetes compromete as funções sexuais masculinas?

De acordo com o urologista Paulo Salustiano, da Vivace, clínica de urologia e tratamento de diabetes no Rio de Janeiro “o diabetes está diretamente relacionado à perda de potência por causa de falhas na circulação sanguínea. Uma vez que de seu bom funcionamento depende a ereção, temos aí um fator que leva a um quadro de disfunção erétil. O diabetes também afeta as funções reprodutivas penianas pelo comprometimento causado no sistema nervoso, chamada de neuropatia diabética, que faz com que a sensibilidade aos estímulos sexuais seja diminuída”.

Como evitar o diabetes?

De acordo com os fatores de risco relacionados, é preciso adotar permanentemente postura preventiva em relação ao diabetes. Pessoas com histórico familiar da doença são as mais propensas a desenvolvê-la e devem por isso consultar o médico regularmente. De qualquer maneira, qualquer pessoa pode tornar-se diabética, por isso todos devemos adotar dieta moderada em açúcar e gordura, e procurar fazer exercícios orientados regularmente.

Jornalista engajada na área digital com especialidade em marketing de conteúdo. Amo escrever sobre tudo...

Outras Publicações

SiteLock