Header ad
Header ad

Terapia fotodinâmica: novo tratamento para o câncer de próstata

Terapia fotodinâmica: novo tratamento para o câncer de próstata

O câncer de próstata ainda é um dos tumores que mais atinge e leva a óbito a população masculina no Brasil. Entretanto, cerca de 20% dos cânceres malignos na próstata possuem um comportamento indolente, isto é, além de crescerem de forma bem lenta, não oferecem riscos imediatos aos pacientes.

Segundo o Dr. Paulo Salustiano, urologista no Rio de Janeiro, “Esses casos requerem exames periódicos e, geralmente, metade deles não precisam sequer ser tratados. Já a outra parte deve passar por cirurgia ou por radioterapia, uma vez que a insegurança e preocupação com a piora da doença são pensamentos comuns aos indivíduos que se descobrem com o tumor”.

Porém, recentemente especialistas descobriram uma nova técnica de tratamento, que é menos agressiva e atende muito bem aos pacientes com câncer de próstata indolente. O método chama-se terapia fotodinâmica e tem chamado a atenção de médicos e pacientes.

Como funciona a terapia fotodinâmica

A terapia fotodinâmica consiste na aplicação injetável da padeliporfina, uma substância que se fixa aos vasos sanguíneos do tumor. Depois disso, a próstata do paciente é exposta a feixes de luz, que ocluem os vasos e interrompem o aporte local do sangue, levando as células cancerígenas à morte.

Durante a pesquisa inicial, 513 indivíduos que sofriam com o tumor indolente na próstata, espalhados por 47 centros europeus, foram submetidos ao tratamento ou apenas continuaram realizando seus exames de rotina. Após dois anos, biópsias na próstata destes pacientes provaram que 49% dos que passaram pelo tratamento com a terapia fotodinâmica demonstraram ausência do câncer, enquanto no outro grupo apenas 14% eliminaram o tumor.

Vale ressaltar que os efeitos adversos foram muito raros e, ao contrário da maioria dos tratamentos convencionais, a terapia fotodinâmica causou disfunção erétil em apenas 1% dos casos.

Os estudos ainda não cessaram, mas, para o Dr. Paulo Salustiano, se o sucesso inicial da pesquisa for reafirmado, este método poderá se consagrar como mais uma opção atraente para homens com câncer de próstata brando.

Jornalista engajada na área digital com especialidade em marketing de conteúdo. Amo escrever sobre tudo...

Outras Publicações

SiteLock