Header ad
Header ad

Dia Mundial do Milho – 24 de Abril

Dia mundial do milho

Em 24 de abril é comemorado o Dia Internacional do Milho. Essa data lembra a importância desse alimento ao longo da história. O milho é um produto comum em diversas culturas mundiais. Além disso, é um dos alimentos existentes que possuem mais nutrientes, e pode ser largamente consumido tanto como alimentação humana como transformado em ração para animais.

A data torna-se ainda mais importante quando, em nosso país, nos deparamos com a questão da falta d’água em algumas regiões. Afinal, um dos grandes segredos para uma boa colheita de milho é a quantidade de água na medida adequada e no tempo certo para as plantações.

O engenheiro Gelma Reis, da empresa de consultoria ambiental, Ética Ambiental, a convite do Jornalismo Colaborativo, vai ajudar a esclarecer questões relativas a duas comodities que interferem diretamente na economia do país em tempos de recessão, a água e o milho.

A plantação de milho brasileira

dia-do-milho-jornalismo-colaborativo

O engenheiro explica que o Brasil é o terceiro maior produtor de milho do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da China, a segunda colocada entre todos os produtores mundiais.

Para se gastar menos água na plantio do milho, é preciso que o produtor conheça os períodos certos de plantio e colheita. Quanto mais for aproveitado o período chuvoso, menos água de mananciais será utilizada.

Período do plantio do milho

A quantidade de água consumida, na fase de plantio vai depender de alguns fatores, como o tipo de solo, a forma de cultivo e mesmo a época em que se planta, mas normalmente se gasta entre 1,5 e 3 mm/m² por dia. É uma quantidade, baixa, mas dependendo do tamanho da plantação, já representa elevado consumo de água.

Período vegetativo do plantio do milho

Nessa fase, o consumo de água ainda é considerado baixo, a sua quantidade fica entre 2,5 e 4,5 mm/m² por dia. O volume varia de acordo com a época do plantio e da região em que o milho esteja sendo cultivado.

Período produtivo do milho

Nessa fase, há um aumento no consumo de água, pois é o período que ocorre o aumento da evapotranspiração, no entanto, a evaporação do solo normalmente diminui, pois a plantação gera sombreamento sobre o terreno. A quantidade de água consumida varia entre 4,5 e 7 mm/m² diários.

Período de florescimento do milho

No florescimento, é o período em que as plantas têm o maior consumo de água, registrando quantidades entre 7 e 8 mm/m². Isso ocorre porque as plantas estão em maior atividade fotossintética e maior transpiração, por isso, demandam muito mais água.

Período de enchimento de grãos

No enchimento de grãos a quantidade de água começa a diminuir, e a demanda por água volta para a casa dos 3,5 a 5 mm/m² por dia.

Além do Dia Internacional, no Brasil a importância do cultivo do milho é lembrado em data própria, o dia 24 de maio. Em tempos de crise, o milho ainda é uma solução barata e viável, tanto para o abastecimento interno como para compensar o déficit na balança comercial.

Jornalista engajada na área digital com especialidade em marketing de conteúdo. Amo escrever sobre tudo...

Outras Publicações

SiteLock